in

Pandemia fechou mais de 14 mil postos de trabalhos em bares e

O isolamento social na capital fluminense por conta da pandemia da covid-19 teve como resultado, entre março e junho, o fechamento de 14.469 vagas formais de trabalho em bares e restaurantes, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) compilados pelo Sindicato de Bares e Restaurantes (Sind-Rio).

Em todo o Brasil, Rio e São Paulo são as capitais que lideram a crise em bares e restaurantes. No país, foram encerrados 34.730 postos de trabalhos formais. Segundo o Sind-Rio, a atividade econômica é a mais afetada pela pandemia em termos de impacto sobre o mercado de trabalho formal.

Leia também: RJ: Qual a saída para a economia em meio à pandemia e regime de recuperação fiscal?

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) também vem compilando informações e estima que a crise pode gerar perda de 20 mil empregos diretos no setor apenas no Rio. Até agora, 30% dos bares e restaurantes (3 mil dos 10 mil na capital) já fecharam devido à crise, afirma a Abrasel-RJ.

A expectativa para o setor é de piora para os próximos meses. Segundo a Abrasel-RJ, a perda de empregos diretos no setor, apenas no Rio, pode chegar a 20 mil vagas. A Associação estima que 80% dos estabelecimentos que retomaram as atividades em julho estão operando no vermelho. Até o fim do ano, a entidade ainda prevê que 30% dos restaurantes que conseguiram abrir após a retomada não conseguirão manter as atividades e fecharão.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Eduardo Miranda e Rodrigo Chagas

Fonte: Agência Brasil

What do you think?

Written by admin

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Brasil registra mais 1.156 mortes por covid-19, e total passa 85 mil

Escola de filho mais novo de Trump não reabrirá completamente