23 C
Distrito Federal
terça-feira, 29 setembro, 2020 - 12:44 PM
No menu items!
- PUBLICIDADE -

STJ nega soltar todos os presos do grupo de risco da covid-19

Mais Lidas

Ouvidoria recebe, GDF Presente atende – Agência Brasília

No Riacho Fundo II, foram recolhidas 251 toneladas de entulho das ruas, estradas e áreas públicas| Foto: DivulgaçãoO...

09 SETEMBRO

09 SETEMBRO Fonte: Agência Brasília

11/09/2020

11/09/2020 Fonte: Agência Brasília

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio de Noronha, decidiu hoje (23) negar pedido de liberdade para todas as pessoas que pertencem ao grupo de risco de contágio da covid-19. O pedido foi protocolado por um grupo de advogados que atua em defesa dos direitos humanos. 

Na decisão, o ministro entendeu que é preciso analisar informações individualizadas da saúde dos presos. Segundo o presidente, a soltura de presos que estão no grupo de risco não pode ser autorizada automaticamente. Em março, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou uma resolução que prevê a adoção de medidas para conter à propagação da doença nos presídios, entre elas, a reavaliação da necessidade da manutenção das prisões. 

“A parte impetrante não demonstrou a teratologia ou flagrante ilegalidade que possa justificar a concessão da ordem coletiva. Ademais, cumpre destacar que a falta de demonstração concreta dos riscos inerentes a cada um dos pacientes, bem como a alegação genérica de que os estabelecimentos prisionais estão em situação calamitosa, inviabilizam a análise restrita aos requisitos inerentes à concessão do pedido liminar em plantão judicial”, decidiu. 

A questão foi decidida provisoriamente pelo presidente do STJ em função do período de recesso de julho no tribunal. Em agosto, após a volta dos trabalhos, o caso será analisado pelo ministro Sebastião Reis Júnior. 

Na semana passada, em outro processo julgado em um caso concreto, o ministro João Otávio de Noronha concedeu um habeas corpus a favor que uma presa, que é mãe de uma criança de dois anos de idade, em decorrência dos riscos da pandemia da covid-19.  A acusada estava presa pelo crime de tráfico de drogas e foi colocada em prisão domiciliar. 

Fonte: Agência Brasil

- PUBLICIDADE -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

Ataque de ransomware afeta rede de hospitais nos EUA

A United Health Services, um dos maiores provedores de servios de sade dos EUA, foi vtima de um ataque...

primeira missão operacional é agendada para 31 de outubro

O lanamento da Crew-1, primeira misso tripulada operacional da cpsula Crew Dragon, finalmente ganhou uma data oficial: 31 de outubro, sbado, s 2h40 da...

Rio de Janeiro tem alta na média dos casos de covid-19 pelo

O Rio de Janeiro chegou no último domingo (27) ao 10º dia...

Um banheiro espacial de US$ 23 milhões

Um novo banheiro. E no qualquer coisa, no… este banheiro custou - acredite - 23 milhes de dlares para ser criado. Amanh, tera-feira,...

Microsoft anuncia pré-venda do Xbox no Brasil

amanh, 29 de setembro! A partir do meio dia! A Microsoft anunciou nesta tarde a data de incio da pr-venda dos consoles Xbox...
- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -