21 C
Distrito Federal
segunda-feira, 28 setembro, 2020 - 04:47 AM
No menu items!
- PUBLICIDADE -

Países que relaxaram quarentena voltam a ter alta de covid-19

Mais Lidas

Ouvidoria recebe, GDF Presente atende – Agência Brasília

No Riacho Fundo II, foram recolhidas 251 toneladas de entulho das ruas, estradas e áreas públicas| Foto: DivulgaçãoO...

09 SETEMBRO

09 SETEMBRO Fonte: Agência Brasília

11/09/2020

11/09/2020 Fonte: Agência Brasília

A volta da circulação entre os países é um dos focos de preocupação

Os casos de coronavírus voltam a crescer no mundo e indicam que a Covid-19 circula novamente em todas as regiões do planeta, inclusive nos países que já passaram pelo pico de contágios da doença. Nos Estados Unidos, no Brasil e na Índia, os três mais atingidos, o número de contaminações segue em alta. Mas o fenômeno também ocorre em Austrália, Japão, Hong Kong e França, entre outros.

Essa expansão da Covid-19 atinge países que já passaram por medidas de isolamento e flexibilizaram a quarentena nos últimos dois meses. A Coreia do Sul, que em fevereiro era o segundo país mais afetado pela epidemia, atrás da China, anunciou neste sábado 25 ter tido o maior aumento de registros de coronavírus desde março, com 13 novas infecções em 24 horas.

 

É a primeira vez, desde 1º de abril, que o país volta a ter mais de 100 contágios em um único dia. A Coreia do Sul é um dos exemplos mundiais em controle da doença, ao adotar uma estratégia de testagem em massa da população e isolamento dos infectados e seus contatos.

O governo afirma que a maioria dos novos casos (86) foram “importados” por pessoas que chegaram do exterior. Todos os viajantes que desembarcam em território sul-coreano devem se submeter a uma quarentena de 14 dias.

Circulação do vírus “em claro aumento” na França

A volta da circulação entre os países é um dos focos de preocupação. Na França, as autoridades sanitárias advertiram que a circulação viral está “em claro aumento”, nestas férias de verão no hemisfério norte. O país teve 1.130 novos casos registrados de quinta (23) para sexta-feira (24), número comparável ao verificado nos últimos dias de quarentena, em maio.

O governo francês tem reforçado as recomendações de segurança sanitária e adotou uma série de medidas para controlar o aumento da epidemia. Os testes de Covid-19 se tornaram obrigatórios para os viajantes de 16 países que desembarcarem na França, entre eles, o Brasil.

O primeiro-ministro, Jean Castex, recomendou aos franceses de não viajarem para a região da Catalunha, na Espanha, onde a alta dos casos de coronavírus levou o governo a ordenar o fechamento de bares e discotecas, a partir desta sexta-feira. A Noruega já decidiu impor restrições de viagens à Espanha, um dos destinos preferidos de férias dos europeus. Já a Alemanha vai passar a oferecer testes de Covid-19 para todos os residentes que retornarem ao país, depois de uma viagem ao exterior.

Aos poucos, medidas de isolamento retornam

No Reino Unido, o uso de máscaras contra a Covid-19 agora é obrigatório em lojas e supermercados – porém, piscinas e academias devem reabrir neste sábado. Já na Bélgica, onde o número de casos também volta a subir, a cidade de Antuérpia decidiu que as reuniões de mais de 10 pessoas voltam a ser proibidas. No Japão, o governo recomendou que os 10 milhões de habitantes de Tóquio fiquem em casa desde quinta-feira, início de um feriadão no país.

Nos Estados Unidos, onde o número de mortos pela doença ultrapassa 145 mil, mais 70 mil casos foram notificados em 24 horas. O presidente Donald Trump, que já suspendeu os vistos para o solo americano, agora mira nos estudantes estrangeiros, que não poderão mais entrar nos Estados Unidos se a instituição de ensino à qual estão vinculados oferecer aulas apenas pela internet.

Enquanto isso, a rede McDonald’s de fast foods anunciou que passará a exigir que seus clientes utilizem máscaras de proteção. A Organização Mundial da Saúde declarou nesta sexta-feira que “não voltaremos ao nosso antigo normal”, e a “pandemia já mudou a nossa forma de viver”.

Com informações Reuters e AFP

Fonte: Agência Brasil

- PUBLICIDADE -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

Funcionários de UBS em boa companhia – Agência Brasília

O colorido das aves suaviza o ambiente e alegra a rotina de trabalho da UBS1 do Paranoá | Fotos:...

GDF investe em tecnologia e técnica sustentável – Agência Brasília

Equipamentos de última geração estão sendo utilizados na obra, um marco na história do GDF | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência BrasíliaQuem passa pela...

Homem é preso por violência doméstica e tráfico de drogas na Estrutural

Um homem de 28 anos foi preso por tráfico de substância entorpecente e violência doméstica, por volta das 18h deste domingo (27), no Setor...
- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -