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Passo a passo: saiba como solicitar seu Seguro-Desemprego

No primeiro semestre deste ano, o Brasil teve o maior número de fechamento de vagas de trabalho já registrado na história. Dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontam que quase 1,2 milhão pessoas perderam seu emprego.

Os efeitos da pandemia somado à falta de medidas efetivas do governo para minimizar as consequências do vírus na sociedade podem ser apontados como os principais fatores para esse saldo negativo.

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Diante de uma economia fragilizada, quem perdeu seu trabalho tem como caminho seguro buscar o Seguro-Desemprego (SD).

Tem direito ao benefício quem foi demitido sem justa causa, e que não possui outra forma de renda que seja suficiente à sua manutenção e de sua família. O auxílio pode ser solicitado de 7 a 120 dias após a demissão.

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Passo a passo

Para pedir o benefício, é necessário ter em mãos RG, CPF, Carteira de Trabalho e Requerimento do Seguro-desemprego, que deve ser solicitado ao empregador.

O primeiro passo é acessar o site do governo destinado ao benefício.

Clique em “solicitar” e crie um cadastro caso ainda não tenha.

Após preencher os dados, aparecerá um novo menu, escolha a opção “Seguro-Desemprego” e depois a opção para solicitá-lo.

Será necessário inserir o Requerimento neste momento (número de dez dígitos e está no alto do formulário entregue pelo empregador após a demissão sem justa causa).

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Após essas etapas, aparecerá um documento que precisa ser lido com atenção e ver se todas informações estão corretas. 

Finalmente, a solicitação está finalizada. Neste mesmo site que foi feito o requerimento é possível acompanhar o pedido. 

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Segundo a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia, o pagamento é feito em até 30 dias depois da solicitação se todos os dados estiverem corretos.

O valor mínimo do seguro-desemprego é R$ 1.045 (salário mínimo), e o teto, R$ 1.813,03

A solicitação pode ser feita pelo aplicativo “Carteira de Trabalho Digital”, disponível para Android ou IOS.

Caso tenha algum problema, a Secretaria recomenda usar o canal online, preenchendo um documento relato qual foi a dificuldade.

Edição: Lucas Weber

Fonte: Agência Brasil

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