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Alemanha vai construir estação de abastecimento para trens movidos a hidrogênio

A cidade de Bremervrde, na Baixa Saxnia, Alemanha, caminha para ter o primeiro posto para abastecimento de trens movidos a hidrogniodo mundo. A empresa Linde, lder em gases industriais, construir e operar o local.

De acordo com a Railway Technology, a construo est prevista para comear em setembro e deve ser concluda at a metade de 2021. A capacidade programada diria ser de 1.600 kg de oxignio e deve substituir o atual posto de abastecimento mvel.

A Alemanha virou notcia em 2018 ao lanar os trens Coradia iLint, os primeiros movidos a hidrogniodo mundo. Construdos pela TGV Alstom, o perodo de testes programado foi encerrado em fevereiro deste ano.

Trens movidos a hidrognio foram lanados pela Alemanha em 2018. Foto:Foto: TGV Alstom/ Divulgao

At o momento, os dois trens disponveis na linha conseguem rodar cerca de 960 quilmetros com um nico tanque de hidrognio. A expectativa que a regio recebe outros 14 trens abastecidos com a tecnologia a partir de 2021.

Os trens movidos a hidrognio so mais caros do que os comuns, que so abastecidos com diesel. No entanto, so mais baratos de operar – e, claro, muito melhores para o meio ambiente.

De acordo com o The Guardian, os trens do tipo so equipados com “clulas de combustvel que produzem eletricidade a partir de uma combinao de hidrognio e oxignio, um processo que deixa vapor e gua como nicas emisses”.

Tecnologia automotiva

No so apenas os trens que podem ser movidos a hidrogniono futuro.A empresa norte-americana Hyperion Motors promete apresentar ao mundo em agosto seu primeiro automvel, um supercarro chamado XP-1, movido a hidrognio. O lema do veculo “tecnologia espacial nas estradas”, devido ao fato que, segundo a fabricante, ele usa tecnologia desenvolvida pela Nasa.

“Estamos extremamente empolgados em mostrar o Hyperion para o mundo para que possamos educar as pessoas sobre os benefcios dos sistemas de propulso movidos a hidrognio. Como elemento mais abundante no universo, seu potencial virtualmente ilimitado. Nosso objetivo contar a histria do hidrognio com veculos e solues de infraestrutura inspiradores”.

Fora o fato do motor usar hidrognio, pouco se sabe sobre o XP-1. A empresa trabalha em segredo, e a nica imagem do veculo mostra uma silhueta curvilnea, tpica da forma aerodinmica um supercarro, iluminada por luzes azuis.

Via: Electrek

Fonte: PMDF

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