20 C
Distrito Federal
domingo, 27 setembro, 2020 - 06:18 AM
No menu items!
- PUBLICIDADE -

Apesar de banido, Facebook ainda mantém relações com a China, diz site

Mais Lidas

Ouvidoria recebe, GDF Presente atende – Agência Brasília

No Riacho Fundo II, foram recolhidas 251 toneladas de entulho das ruas, estradas e áreas públicas| Foto: DivulgaçãoO...

09 SETEMBRO

09 SETEMBRO Fonte: Agência Brasília

11/09/2020

11/09/2020 Fonte: Agência Brasília

Apesar de banido na China, o Facebook ainda mantm uma rentvel relao com o pas. Segundo o Gizmodo, a empresa utiliza um complexo sistema de intermedirios para permitir que companhias chinesas exibam anncios e interajam com consumidores nos EUA e em outros pases, potencialmente coletando valiosas informaes sobre seus hbitos no processo.

O mercado de publicidade online na China o segundo maior do mundo, avaliado em US$ 39 bilhes (cerca de R$ 200 bilhes) ao ano. O Gizmodo diz ter encontrado provas de que o Facebook passou os ltimos dois anos criando “backdoors” em sua plataforma de anncios para dar s empresas chinesas a mesma capacidade de rastreamento e direcionamento de anncios disponvel para aquelas nos EUA.

Em vez de negociar diretamente com o Facebook, empresas chinesas como a Tencent, maior empresa de videogames do mundo, recorrem a agncias autorizadas pelo Facebook para alcanar consumidores no resto do mundo.

Uma destas agncias a Cheetah Mobile, que desde 2018 foi implicada em vrios casos relacionados a propaganda abusiva e fraude em publicidade online, e que por isso teve seus apps removidos da Google Play Store em fevereiro deste ano. O Facebook encerrou relaes com a Cheetah em 2018, mas ela conseguiu manter relaes com a empresa atravs de uma subsidiria, a HongKong Zoom Interactive (HK Zoom), que foi adquirida em 2014.

O Facebook lista outros 22 agentes autorizados em uma pgina dedicada ao mercado chins. Como o modelo de negcios da empresa baseado em “levar dados dos telefones dos consumidores para as mos dos anunciantes”, como diz o Gizmodo, isso significa que empresas chinesas esto supostamente recebendo dados de consumidores nos EUA ou onde quer que os 2,6 bilhes de usurios do Facebook deixem um rastro digital.

Ou seja, este relacionamento pode implicar o Facebook nas mesmas questes transnacionais que esto colocando o TikTok, de propriedade da empresa chinesa ByteDance, na mira de autoridades federais nos EUA, mesmo que o Facebook no mantenha seus dados em servidores dentro da China. E apesar do Facebook ter ajustado suas prticas de compartilhamento de dados aps o escndalo da Cambridge Analytica, alguns desenvolvedores no se importam em violar as regras estabelecidas pela empresa.

De acordo com o Gizmodo, o temor que empresas chinesas usem a capacidade de direcionamento de publicidade oferecida pelo Facebook para propagar narrativas que sejam benficas ao governo chins e moldem a opinio pblica no exterior a seu favor. Um exemplo citado so esforos para controlar a narrativa sobre a pandemia do Coronavrus, reportados em um artigo no site Quartz.

Enquanto isso, em depoimento ao congresso dos EUA, Mark Zuckerberg exalta os valores norte-americanos: “a China est construindo sua prpria verso da Internet baseada em ideias bastante diferentes, e esto exportando sua viso para outros pases. medida que o Congresso e outros interessados consideram como as leis antitruste suportam a concorrncia nos EUA, eu acredito que importante manter os valores-chave de abertura e justia que tornaram a economia digital norte-americana uma fora para o empoderamento e oportunidade aqui e no resto do mundo”.

Fonte: Gizmodo

Fonte: PMDF

- PUBLICIDADE -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

Horta, pedagogia e consciência ambiental em um só projeto – Agência Brasília

O projeto de Hortas Pedagógicas com captação de água das chuvas foi implantado nas escolas Classe e Parque...

Rua 8 de Vicente Pires quase toda asfaltada – Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha foi conferir, de perto, a movimentação de máquinas e homens na manhã deste sábado (26), em Vicente Pires. O...

Viaduto de acesso à ponte Costa e Silva é reparado pelo DER – Agência Brasília

Cerca de 15 servidores do Departamento de Estradas e Rodagens do Distrito Federal (DER-DF), recuperaram, neste sábado (26), a estrutura inferior do viaduto...
- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -