19 C
Distrito Federal
terça-feira, 29 setembro, 2020 - 08:15 AM
No menu items!
- PUBLICIDADE -

Nasa lança missão ‘Mars 2020’ em busca de vida em Marte

Mais Lidas

Ouvidoria recebe, GDF Presente atende – Agência Brasília

No Riacho Fundo II, foram recolhidas 251 toneladas de entulho das ruas, estradas e áreas públicas| Foto: DivulgaçãoO...

09 SETEMBRO

09 SETEMBRO Fonte: Agência Brasília

11/09/2020

11/09/2020 Fonte: Agência Brasília

A Nasa lanou a misso Mars 2020 rumo a Marte na manh desta quinta-feira (30). O foguete Atlas V carregando o rover Perseverance decolou da base area de Cabo Canaveral, na Flrida, s 08h50 (horrio de Braslia) como programado.

Comea agora uma viagem de sete meses rumo ao planeta vermelho, onde o Perseverance deve pousar em 18 de fevereiro de 2021, na cratera Jezero no hemisfrio norte do planeta. Sua misso analisar o local, onde milhes de anos atrs havia o delta de um rio, e procurar por sinais de que Marte j abrigou vida no passado.

Alm de realizar anlises por conta prpria, o Perseverance vai coletar amostras do solo marciano, que sero armazenadas em pequenos tubos e deixadas em locais especficos no planeta. Em 2026 uma nova misso, por enquanto chamada de Mars Sample Return Mission (Misso para Retorno de Amostras de Marte), pousar em Marte, coletar as amostras e as trar de volta Terra.

Perseverance sendo preparado por tcnicos da Nasa antes do lanamento. Foto: Nasa

O rover tambm testar novas tecnologias que vo facilitar futuras misses tripuladas, como um novo sistema de pouso com maior preciso, um helicptero chamado Ingenuity para observao area do planeta e um instrumento chamado Moxie, que vai gerar oxignio a partir do dixido de carbono na atmosfera marciana. Uma verso em grande escala do Moxie, j em desenvolvimento, ser uma pea crucial para a presena humana no planeta.

A Mars 2020 foi a terceira misso rumo a Marte lanada no ms de julho, tirando proveito da proximidade do planeta em relao Terra, algo que s acontece a cada 26 meses. A primeira a decolar foi a HOPE, desenvolvida pelos Emirados rabes Unidos, que decolou em 19 de julho.

Em seguida a agncia espacial chinesa enviou a Tianwen-1 no dia 23 de julho. A misso composta por um satlite orbital e um pequeno rover, que conjuntamente tem 12 instrumentos que iro analisar a atmosfera e geologia de Marte.


Marte espao misso espacial nave espacial espaonave espaonaves Cincia&Espao explorao espacial corrida espacial

Fonte: PMDF

- PUBLICIDADE -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

“Megaboiada”: em Conama aparelhado, Salles revoga normas

O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama)...

EUA cogitam levar Assange para a “prisão mais rígida

O governo dos Estados Unidos estuda encarcerar Julian Assange na penitenciária de...

Segundo debate expõe racha entre candidatos da direita em

O segundo debate dos 13 candidatos à prefeitura de Porto Alegre, realizado...

Paciente vence a Covid-19 e comemora nascimento da filha no Hran

Daniela está internada há quase dois meses e aguarda ansiosamente o retorno para casa   JOSIANE CANTERLE   Vitória é o segundo nome da pequena Manoela, nascida na...
- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -