24 C
Distrito Federal
sábado, 26 setembro, 2020 - 05:17 AM
No menu items!
- PUBLICIDADE -

Samsung inicia produção em massa de chip de 5 nanômetros

Mais Lidas

Ouvidoria recebe, GDF Presente atende – Agência Brasília

No Riacho Fundo II, foram recolhidas 251 toneladas de entulho das ruas, estradas e áreas públicas| Foto: DivulgaçãoO...

09 SETEMBRO

09 SETEMBRO Fonte: Agência Brasília

11/09/2020

11/09/2020 Fonte: Agência Brasília

A Samsung divulgou nesta quinta-feira (30) o relatrio de resultados financeiros do segundo trimestre de 2020. No documento, a companhia anunciou que j iniciou a produo em massa de chips com processo de 5 nanmetros, e agora desenvolve circuitos de 4 nanmetros.

Na indstria da tecnologia, cada nanmetro conta. A medida diz respeito porta (gate) dos transistores, e inversamente proporcional capacidade do chip. Isto , quanto menores os transistores, maior a quantidade deles a caber em menos espao, e, portanto, melhor a potncia do dispositivo.

Atualmente, a maioria dos celulares de ltima gerao funcionam com circuitos de 7 nm. Isso j bem pequeno (um nanmetro equivale a um bilionsimo de metro). Com esse tamanho, cabem 96 milhes de transistores em cada milmetro quadrado de chip.

Com os novos processos de 5 nm, esse nmero sobe para cerca de 173 milhes por mm, o que melhora o desempenho do processador em 15%. Isso porque a pea o “crebro” dos dispositivos, e o que a tecnologia faz incrementar cada vez mais o nmero de “neurnios” dentro dele.

A primeira linha de processadores da Samsung a contar com processo de 5 nm ser a Exynos 992. Ela far sua estreia no Galaxy Note 20, que tem lanamento previsto para o segundo semestre.

Design oficial do Galaxy Note 20, primeiro celular da Samsung com chip de 5 nm. Imagem: Samsung

Resultados econmicos

O relatrio mostra que a receita da Samsung no ltimo trimestre foi de 52,97 trilhes de wons (cerca de R$ 228 bilhes). Isso representa queda de 5,63% em relao ao mesmo perodo do ano passado, quando a companhia lucrou 56,13 trilhes de wons (R$ 242 bilhes).

No ramo de litografia de processadores, a Samsung perde para a concorrente taiwanesa TSMC, que no ano passado ficou com uma fatia de mercado de 52%. A TSMC fabrica chips para a Apple, e seu primeiro processo de 5 nm deve estar presente no iPhone 12.

Atualmente, Samsung e TSMC disputam quem produz chips com processos mais reduzidos. Ambas as empresas agora se dedicam a fabricar processos de 4 nm, e j revelaram planos de desenvolver tecnologia de 3 nm em breve.

Via: GizChina

Fonte: PMDF

- PUBLICIDADE -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

Decisão sobre extradição de Assange só sairá após

A decisão sobre a extradição ou não...

Portal Goiás – Banco de Alimentos garante comida nutritiva

Pratos coloridos e mais nutritivos nas refeições diárias. Muitas famílias em situação de vulnerabilidade social passaram a se alimentar melhor com a...

Profissionais do esporte pressionam por rápida sanção de PL

    O estudante Macielvis Sousa, morador de Fortaleza (CE) e atleta de taekwondo,...
- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -