29 C
Distrito Federal
segunda-feira, 28 setembro, 2020 - 02:16 AM
No menu items!
- PUBLICIDADE -

Amazon recebe aval para lançar mais de três mil satélites no espaço

Mais Lidas

Ouvidoria recebe, GDF Presente atende – Agência Brasília

No Riacho Fundo II, foram recolhidas 251 toneladas de entulho das ruas, estradas e áreas públicas| Foto: DivulgaçãoO...

09 SETEMBRO

09 SETEMBRO Fonte: Agência Brasília

11/09/2020

11/09/2020 Fonte: Agência Brasília

A Amazon recebeu permisso da Comisso Federal de Comunicaes dos Estados Unidos para lanar 3.236 satlites no espao. Com isso, a companhia pode dar incio implementao do projeto Kuiper, idealizado para fornecer acesso internet para regies sem infraestrutura de telecomunicao.

“Ultimamente, ouvimos tantas histrias sobre pessoas que no conseguem trabalhar ou estudar por no possurem internet de qualidade em casa”, afirmou Dave Limp, vice-presidente da empresa. “Ainda existem muitos lugares onde o acesso banda larga fraco ou simplesmente no existe. O Kuiper mudar isso”.

A aprovao vinha sendo aguardada desde julho de 2019, e foi unnime entre os membros da Comisso. Entretanto, algumas condies foram estabelecidas: para manter a autorizao, o Kuiper deve ter pelo menos 50% de sua capacidade operando at 30 de julho de 2026, e 100% at 2029.

Jeff Bezos, CEO da Amazon e homem mais rico do mundo. Imagem: Reproduo

Para acelerar o processo, a companhia de Jeff Bezos planeja um investimento inicial de US$ 10 bilhes (R$ 51 bilhes) no projeto. Segundo declarao publicada no blog oficial da empresa, isso criar uma srie de empregos nos Estados Unidos.

“Projetos como o Kuiper apresentam enormes desafios, e ns reunimos um time de engenheiros e cientistas de classe mundial para nos ajudar nessa misso, mantendo o espao um ambiente seguro e sustentvel para todos”, afirmou Rajeev Badyal, vice-presidente de tecnologia do projeto.

Quando for implementado, o Kuiper far concorrncia Starlink, iniciativa semelhante da SpaceX. At o momento, a empresa de Elon Musk est bem adiantada, com cerca de 500 satlites j posicionados na rbita baixa da Terra. Se tudo der certo, a SpaceX deve comear os primeiros testes de sua internet j em agosto.

Alm disso, a Starlink deve alcanar um total de 12 mil satlites, nmero quase quatro vezes maior que o projeto da Amazon.

Observao astronmica prejudicada

Embora a declarao de Rajeev Badyal tenha destacado o desejo de manter o espao “seguro e sustentvel para todos”, astrnomos ao redor do mundo afirmam que projetos como o da Amazon fazem justamente o contrrio.

Como os satlites refletem a luz do Sol, a presena deles em grande quantidade acaba prejudicando aqueles que tentam observar o espao por meio de telescpios. Isso ficou evidente durante a passagem do cometa Neowise, em meados de julho.

O astrofotgrafo Daniel Lpez postou no Instagram o resultado de sua tentativa de registro do cometa. A imagem ficou repleta de “arranhes” brilhantes graas aos satlites da Starlink, que passaram bem em frente ao Neowise.

danil-lopez.jpg

Fotografia tirada pelo astrofotgrafo Daniel Lpez. Imagem: Reproduo/Instagram

Os frequentes relatos desse tipo de problema levaram o ganhador do Prmio Nobel Didier Queloz a declarar que, se nada for feito, os astrnomos “perdero o cu”. Segundo ele, embora projetos como Kuiper e Starlink sejam o incio de uma nova era para a internet, eles representam o “incio do fim” para a astronomia.

Via: Engadget

Fonte: PMDF

- PUBLICIDADE -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

Homem é preso por violência doméstica e tráfico de drogas na Estrutural

Um homem de 28 anos foi preso por tráfico de substância entorpecente e violência doméstica, por volta das 18h deste domingo (27), no Setor...

Atlético-GO e Botafogo empatam em 1 a 1 no estádio Olímpico

Empate que não foi bom para ninguém. Atlético-GO e Botafogo ficaram no 1 a 1, no Estádio Olímpico, em Goiânia (G), em um jogo...

Turismo no DF é destaque na Abav Collab – Agência Brasília

As opções turísticas oferecidas por Brasília estão expostas no stand virtual organizado pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF)  dentro do Abav...
- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -