in

Você se lembra do lateral Ramiro?

Ele nasceu na arborizada cidade de João Pessoa-PB, no dia vinte e sete de março do ano de mil novecentos e sessenta e sete, foi registrado pelos seus pais com o nome de Ramiro de Souza, mas para o mundo da bola ele ficou conhecido como “Ramiro”.

Ele iniciou a sua vitoriosa carreira em 1980, jogando na base do Botafogo Futebol Clube.  Conquistando vários títulos em diversas categorias com a camisa alvinegra, ele despertou a atenção do departamento profissional do clube, principalmente pela raça, dedicação e doação dentro das quatro linhas.

Também foi na Maravilha do Contorno onde Ramiro começou a jogar profissionalmente, precisamente no ano de 1985, na lateral direita e quando preciso ele também jogava de zagueiro ou volante. Muitas alegrias foram conquistadas pelo nosso coringa com as cores alvinegras, gerando uma identificação muito grande com o torcedor botafoguense.

Ele participou das conquistas do campeonato paraibano de profissionais defendendo o belo, nos anos de 1986, 1988, 1998 e no 1999 e ao todo jogou por vinte anos, começando e encerrando no Botafogo Futebol Clube.

Também disputou o nosso campeonato com as cores rubro-negra do Confiança Esporte Clube, da cidade de Sapé, no ano de 1996, e com a camisa tricolor do Santa Cruz Recreativo Esporte Clube, da cidade de Santa Rita, no ano de 1997.
Ramiro também vestiu a camisa rubro-negra da Paraíba, quando foi convocado para a antiga seleção paraibana de futebol profissional nos anos 1984 e 1985.

Em 2000 ele encerrou a sua carreira de jogador profissional e iniciou a carreira de treinador de futebol, aliando os seus conhecimentos adquiridos dentro das quatro linhas com a teoria que assimilou no curso de licenciatura plena em educação física, concluído em 1995.

Como treinador ele venceu as competições sub 17 nos anos de 20092010 dirigindo a garotada do CSP – Centro Sportivo Paraibano. Também conquistou o título do campeonato sub 19 em 2017 com o Botafogo Futebol Clube.

Em 2011 ele treinou o Auto Esporte Clube e conquistou a Copa Paraíba. Em 2018 treinou a seleção paraibana sub 19. Consta em seu vasto currículo a participação em sete copas São Paulo de futebol e uma copa Rio.

Como treinador profissional, Ramiro dirigiu o Esporte Clube de Patos, o Centro Sportivo Paraibano – CSP, Santa Cruz Recreativo Esporte Clube, de Santa Rita, Esporte Clube Flamengo Paraibano, Auto Esporte Clube, Miramar Esporte Clube e o Lucena Sport Clube. Com essas equipes ele conseguiu o acesso para a elite do nosso futebol por quatro vezes, ao comandar o CSP, em 2010, o Flamengo, em 2011, o Miramar, em 2012 e o Santa Cruz em 2013.

Ramiro tem integrado a comissão técnica do belo por vários anos seguidos, sendo campeão paraibano seguidamente nos anos de 2017, 2018 e 2019, auxiliando os técnicos Itamar Schulle, Leston Júnior e Evaristo Pizza.

Para nós torcedores, desportistas e cronistas ficou a certeza de que Ramiro de Sousa, o popular “Ramiro”, vem escrevendo o seu nome com tintas douradas e perpétuas na brilhante história do futebol paraibano.

Por Serpa Di Lorenzo

Causos & Lendas do Nosso Futebol

Fonte: Agência Brasil

What do you think?

Written by admin

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Sem acordo com sindicato, Latam decide demitir pelo menos 2,7 mil aeronautas

Processo de tombamento do Terreiro Gomeia avança em Duque de