29 C
Distrito Federal
segunda-feira, 28 setembro, 2020 - 02:29 AM
No menu items!
- PUBLICIDADE -

Estudo brasileiro avalia eficácia de quatro drogas para tratamento da Covid-19

Mais Lidas

Ouvidoria recebe, GDF Presente atende – Agência Brasília

No Riacho Fundo II, foram recolhidas 251 toneladas de entulho das ruas, estradas e áreas públicas| Foto: DivulgaçãoO...

09 SETEMBRO

09 SETEMBRO Fonte: Agência Brasília

11/09/2020

11/09/2020 Fonte: Agência Brasília

Um grupo de pesquisadores brasileiros de diferentes instituies comeou a testar algumas drogas que poderiam ser eficazes contra a Covid-19. Aps analisar 65 substncias, quatro delas apresentaram bons resultados nas etapas in vitro e de simulao computacional.

Os melhores efeitos foram encontrados em duas delas: brequinar e acetato de abiraterona. A primeira est em teste contra a leucemia e a segunda um aliado no combate ao cncer de prstata.

As outras duas, o extrato de Hedera Helix e Neomicina, tambm tiveram resultados satisfatrios, mas moderados. Enquanto a Hedera Helix utilizada em tratamentos de indivduos com sintomas de infeces respiratrias, a Neomicina um composto bastante conhecido que est presente em pomadas aplicadas em pacientes com infeces de pele.

Pesquisadores estudam a eficcia de quatro medicamentos no tratamento da Covid-19. Foto:Jay Yuno

No entanto, apesar de serem promissores, os especialistas desencorajam a automedicao com as drogas citadas. Apesar de algumas delas necessitarem de receita para compra, algumas podem ser encontradas em farmcias. Como todos se encontram ainda em fase de testes, eles no devem ser considerados totalmente eficazes contra a doena, podendo causar efeitos colaterais.

Ludmila Ferreira, pesquisadora do Laboratrio de Biologia de Sistemas de RNA, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), participou das etapas computacionais do estudo e comentou sobre a aplicao das drogas: “Eu pessoalmente no teria coragem de tomar nenhum deles sem receita”.

Alerta de automedicao

Carolina Moraes, biomdica do Instituto de Cincias Ambientais, Qumicas e Farmacuticas, da Universidade Federal de So Paulo (Unifesp), disse que os resultados foram divulgados apenas para apresentar novos candidatos de tratamento que podem ajudar cientistas a avanar os conhecimentos na rea.

Ela declara: “No pretendemos de forma alguma incentivar a automedicao e em nenhum momento estamos dizendo que as drogas que descobrimos so a cura para a doena. O que fizemos foi apontar novas opes para avaliao em novos estudos, tanto in vitro, quanto em modelos animais e estudos clnicos”.

Carolina ainda acrescenta que os mdicos devem analisar cada caso antes de receitar algum remdio para os pacientes, alm de reforar que os resultados do estudo devem ser utilizados apenas para fins de pesquisa.

Realizao dos testes

Lcio Freitas, coordenador da pesquisa e bilogo do Instituto de Cincias Biomdicas da Universidade de So Paulo (USP), explica como os testes foram feitos.

“Para comear, pegamos como referncia trs drogas de que tm atividade contra o Sars-Cov-2, cloroquina, ivermectina e nitazoxanida. Testamos elas in vitro, em clulas humanas infectadas com o coronavrus, em 10 concentraes diferentes, cada uma o dobro da anterior”, disse.

A partir disso, segundo ele, as duas ltimas no foram efetivas da forma como se esperava. Elas de fato mataram o vrus, mas tambm eliminaram as clulas humanas que estavam infectadas. A cloroquinafoi a nica que passou para a fase seguinte, a de testes em animais, mas “a maioria dos estudos clnicos tm mostrado que ainda assim ela no tem eficcia em pacientes humanos, alm de poder ser extremamente txica, o que refora a necessidade de ensaios clnicos que busquem comprovar os resultados obtidos in vitro”.

O processo feito pelos pesquisadores o que pode ser chamado de reposicionamento de frmacos. O que consiste em testar drogas utilizadas pela medicina para tratar outras doenas e que sejam eficientes contra condies especficas.

As quatro drogas citadas foram as que mais se destacaram por serem capazes de eliminar o vrus em concentraes que no matam as clulas. Porm, mesmo com os resultados, cautela ainda necessria. O prximo passo agora testar os quatro medicamentos em modelos animais. Aps isso, caso a eficcia se confirme, testes clnicos – os feitos em humanos – podem ser realizados.

Via: Uol

Confira em tempo real a COVID-19 no Brasil:


Fonte: PMDF

- PUBLICIDADE -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

Homem é preso por violência doméstica e tráfico de drogas na Estrutural

Um homem de 28 anos foi preso por tráfico de substância entorpecente e violência doméstica, por volta das 18h deste domingo (27), no Setor...

Atlético-GO e Botafogo empatam em 1 a 1 no estádio Olímpico

Empate que não foi bom para ninguém. Atlético-GO e Botafogo ficaram no 1 a 1, no Estádio Olímpico, em Goiânia (G), em um jogo...

Turismo no DF é destaque na Abav Collab – Agência Brasília

As opções turísticas oferecidas por Brasília estão expostas no stand virtual organizado pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF)  dentro do Abav...
- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -