22.4 C
Distrito Federal
sexta-feira, 25 setembro, 2020 - 13:04 PM
No menu items!
- PUBLICIDADE -

Países que controlaram o vírus terão investimento, diz economista

Mais Lidas

Ouvidoria recebe, GDF Presente atende – Agência Brasília

No Riacho Fundo II, foram recolhidas 251 toneladas de entulho das ruas, estradas e áreas públicas| Foto: DivulgaçãoO...

09 SETEMBRO

09 SETEMBRO Fonte: Agência Brasília

11/09/2020

11/09/2020 Fonte: Agência Brasília

Segundo a economista e professora da Universidade John Hopkins, Mnica de Bolle, o que afeta diretamente a economia de um pas atualmente o prprio coronavrus, no as medidas adotadas para controlar a disseminao da doena.

Em entrevista para O Globo, a economista defende que uma economia “s funciona com pessoas. Se elas no puderem circular livremente, estiverem em risco ou com incertezas, a economia no funciona. O que para a economia o vrus, no as medidas de controle”.

Dados divulgados em maro pela Conferncia das Naes Unidas sobre Comrcio e Desenvolvimento previram um prejuzo mundial de at US$ 2 trilhes por conta da pandemia, o que faria com que fosse difcil a retomada das atividades em alguns lugares.

No entanto, Mnica informa que pases que controlaram melhor a economia durante o perodo de infees, como os europeus, vo se recuperar mais rapidamente se comparados com osEstados Unidos, Brasil e Mxico, por exemplo, que ainda enfrentam um perodo em que a doena est fora de controle. Por conta disso, a incerteza sobre a durao da pandemia nesses pases pode afetar no apenas o comrcio local, mas tambm investimentos e contas pblicas.

Pases que controlaram a epidemia vo se recuperar mais rapidamente dos impactos econmicos, afirma economista. Foto:Reproduo

“Pases como o Brasil [em que os casos e mortes ainda so muito elevados] no tero investimento, enquanto os pases com controle do vrus tero algum investimento. O descontrole com o vrus afeta a capacidade de recuperao futura”, afirma.

Ela ainda cita como exemplo o caso dos Estados Unidos, em que “a epidemia continua em expanso e fora de controle”, o que pode trazer “efeitos ainda muito pronunciados na economia”. O contrrio tambm ocorre. Na Alemanha, por exemplo, “a situao est sob controle e a vida est voltando ao normal h algum tempo”.

Apesar disso, Mnica indica que a Europapode enfrentar problemas nesta poca justamente “pela reduo da atividade do turismo, h uma questo sazonal importante”. Mesmo assim, os pases parecem mostrar sinais de que esto se recuperando. “Nos EUA j est sendo discutido um novo pacote fiscal, o terceiro. Na Europa ningum est fazendo isso”.

Ao ser questionada sobre quando o momento econmico vai comear a ser expresso em nmeros, ela indica que isso ser visto nos resultados do terceiro trimestre. “Vamos comear a ver uma diferenciao e at o fim do ano vamos ter uma ideia muito clara. At porque pases como EUA, Brasil e Mxico no tm mais capacidade de controle da pandemia, eles tm alguma capacidade de mitigao, mas controlar como algumas naes europeias fizeram, no tm como fazer”, finaliza.

Via: O Globo


Confira em tempo real a COVID-19 no Brasil:


Fonte: PMDF

- PUBLICIDADE -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

Citigroup recomenda trocar ações europeias por de emergentes

(Bloomberg) — Investidores devem reduzir apostas em...

PMDF apreende arma e munições após denuncia de tiroteio em São Sebastião

Um homem foi preso suspeito de posse irregular de arma de fogo e 50 munições foram apreendidas em um bar no Morro da Cruz...

Dormir muito pode acelerar o surgimento de problemas cognitivos, diz estudo

Sabe-se que dormir pouco pode trazer srias consequncias para os indivduos. No entanto, o que pesquisadores de diversas universidades de Pequimdescobriram que o...

YouTube lança site com detalhes sobre o seu funcionamento

O YouTube, com frequncia, recebe crticas e acusaes sobre sua gesto de contedo na plataforma. Para deixar tudo s claras, sua equipe lanou um...

Serviços do Google ficam indisponíveis no Brasil, mas já voltaram ao ar

Na noite de quinta-feira (24), servios do Google sofreram instabilidade e no puderam ser acessados. Por volta das 22h, como registra o Downdetector, alm...
- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -