in

Google quase lançou sua própria filmadora em 2006

Em 2006, muito antes do iPhone, dos celulares terem cmeras decentes e da GoPro alcanar o sucesso com suas cmeras de ao, uma empresa norte-americana chamada Pure Digital lanou uma pequena cmera de vdeo que se tornou popular entre os consumidores nos EUA: a Flip Video.

Compacta, barata e fcil de usar, a Flip Video tinha um conector USB integrado que “saltava” de seu corpo para facilitar a transferncia de clipes para um PC e seu software tinha integrao com um site de compartilhamento de vdeos que estava comeando a ganhar popularidade: o YouTube.

O que ningum sabia, at agora, que houve discusses internas no Google quanto possibilidade de aquisio do produto, lanando-o como uma “cmera do Google” e adicionando suporte sua plataforma de vdeo online, a finada Google Videos.

Se o acordo tivesse se concretizado uma filmadora, e no um smartphone, teria sido o primeiro hardware “by Google”. A informao foi encontrada em e-mails que foram incorporados documentao da investigao antitruste contra o Google que est sendo realizada pelo senado dos EUA.

No primeiro e-mail um gerente de produto no Google chamado Peter Shane relata que se encontrou com o CEO da Pure Digital, Jonathan Kaplan, que informou que a empresa procurava uma parceira para hospedagem dos vdeos gravados por seus consumidores, e que estava prestes a fechar um acordo com o Yahoo ou YouTube.

Shane afirma que ouviu do executivo que a Pure Digital “preferia trabalhar com o Google”, mas que este no parecia muito interessado numa parceria. Ele refora que a empresa produzia 15% de todas as cmeras de vdeo no mundo naquele momento, e repassa uma estimativa de que os usurios da Pure Digital gerariam 2 milhes de vdeos por ano, contra um catlogo de 350 mil no Google Videos na poca.

Fica claro que o interesse do Google no no hardware, mas sim no contedo gerado pelos usurios, que seria uma forma de impulsionar a plataforma Google Videos. “Precisamos decidir se queremos fazer isso ou no”, diz Shane.

Um ms depois os nmeros foram revisados e a discusso tinha evoludo. neste momento que mencionada a possibilidade de uma verso da cmera com a marca do Google. “A Pure Digital estima de 10 milhes a 20 milhes de vdeos produzidos no primeiro ano, 2x a 4x isso se fizermos uma camera com a marca Google”, diz Shane.

Reprodu

Mas a diretora do Google Video, Jennifer Feikin, tinha uma opinio diferente: o Google deveria adquirir o YouTube. “Eles nos forneceriam a comunidade e interface que construram, e ns daramos a eles audincia e escala”, afirma. O resto, como dizem, histria.

A Pure Digital relanou sua cmera em 2007 com forte integrao com o YouTube, que havia sido recm-adquirido pelo Google. Em 2009 a empresa foi adquirida pela Cisco, que em 2011 encerrou a diviso Flip Video e os produtos voltados aos consumidores.

Fonte: The Verge

Fonte: PMDF

What do you think?

Written by admin

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Austrália processa Google por questões de privacidade

Como serão as cirurgias realizadas durante longas viagens espaciais?