23.7 C
Distrito Federal
quinta-feira, 24 setembro, 2020 - 15:23 PM
No menu items!
- PUBLICIDADE -

Hackers estão roubando canais do YouTube para aplicar golpes

Mais Lidas

Ouvidoria recebe, GDF Presente atende – Agência Brasília

No Riacho Fundo II, foram recolhidas 251 toneladas de entulho das ruas, estradas e áreas públicas| Foto: DivulgaçãoO...

Após esgotar pré-venda, Microsoft garante estoque do Xbox no lançamento

As pr-vendas dos novos Xbox, iniciadas na tera-feira (22), ocorreram como a Microsoft esperava: unidades esgotadas em menos de...

Hackers esto tomando controle de canais relativamente grandes do YouTube, com dezenas ou centenas de milhares de assinantes, e alterando seus nomes para promover golpes online. A ttica a mesma utilizada no ciberataque sofrido por grandes contas do Twitter: os cibercriminosos pedem s pessoas que enviem valores em Bitcoin para receber o dobro do pagamento de volta.

Uma diferena que desta vez no h evidncias de que os hackers tenham comprometido sistemas internos do YouTube para roubar os canais. possvel que os usurios que controlam as contas tenham sido vtimas de engenharia social e perdido o acesso s configuraes do canal.

Os golpistas se aproveitaram de eventos recentes para enganar os usurios. Um caso foi o lanamento da Crew Dragon, visto ao vivo por milhes de espectadores pelo YouTube. Porm, alguns deles clicaram sem querer em vdeos que pareciam ser transmisses oficiais da SpaceX, postadas por canais aparentemente legtimos com centenas de milhares de assinantes. Em vez disso, eles receberam mensagens de “distribuio de Bitcoin”.

Os hackers mudaram os nomes dos canais para tpicos importantes como SpaceX ou Elon Musk e promoveram seus golpes. Um dos canais roubados, agora chamado “Live News ” (com o logotipo da SpaceX como avatar) originalmente pertencia a um gamer croata e acabou sendo desativado na ltima tera-feira.

Essas tticas vm sendo empregadas desde pelo menos novembro de 2019, de acordo com MarcoStyle, um youtuber que foi hackeado no ano passado. Em um vdeo, MarcoStyle explicou que seu canal foi comprometido depois que ele foi levado a clicar em um link de phishing em um e-mail. A partir da, os hackers conseguiram reconfigurar seu canal como um “brand channel”, permitindo que ele fosse gerenciado por vrias outras contas do Google.

Links maliciosos em e-mails so algumas das ferramentas mais comuns empregadas pelos hackers. Os golpes por e-mail custaram s empresas US$ 1,7 bilho em 2019, de acordo com o FBI, e um estudo da FireEye descobriu que 91% de todos os crimes cibernticos comeam com um e-mail.

Via: Business Insider


Hackers bitcoin ciberataque ataque ciberntico

Fonte: PMDF

- PUBLICIDADE -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

MPF: populações vulneráveis continuam sem acesso a

Falta de informações e barreiras tecnológicas, burocráticas...

Varejista vaza imagens do Google Pixel 4a 5G

A rede varejista inglesa John Lewis queimou a largada e postou em seu site fotos e informaes tcnicas sobre o Google Pixel 4a 5G,...

Office 2019 poderá ser adquirido por compra única em 2021

O pacote Office 2019, da Microsoft, dever oferecer a possibilidade de compra nica, alm da assinatura mensal ou anual j conhecida. O conjunto de...

Portal Goiás – Governo não recomenda volta de torcedores aos estádios

O governador Ronaldo Caiado não avaliza a volta da torcida goiana aos estádios de futebol neste momento e cita como fatores impeditivos...
- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -