20 C
Distrito Federal
domingo, 27 setembro, 2020 - 07:02 AM
No menu items!
- PUBLICIDADE -

Rover Curiosity completa oito anos em Marte

Mais Lidas

Ouvidoria recebe, GDF Presente atende – Agência Brasília

No Riacho Fundo II, foram recolhidas 251 toneladas de entulho das ruas, estradas e áreas públicas| Foto: DivulgaçãoO...

09 SETEMBRO

09 SETEMBRO Fonte: Agência Brasília

11/09/2020

11/09/2020 Fonte: Agência Brasília

Nas ltimas semanas todas as atenes estiveram focadas no Perseverance, novo rover da Nasa que est a caminho de Marte. Mas seu irmo mais velho, o Curiosity, completou nesta quarta-feira (5) oito anos de explorao do planeta vermelho.

Sua misso originalmente estava programada para durar 1 ano marciano, poucou menos de dois anos terrestres, e sua longevidade superou as expectativas. Durante sua estadia o Curiosity perfurou 27 amostras de rochas, coletou seis amostras de solo e percorreu mais de 23 quilmetros, segundo a Nasa.

Ele tambm detectou “nuvens” de metano na superfcie do planeta, substncia que na Terra geralmente tem origem orgnica e cuja origem intrigou os cientistas. Fotgrafo exmio, o rob fez a maior foto panormica da paisagem marciana at hoje, fotografou a Terra e Vnus nos cus do planeta e tirou uma selfie antes de escalar um monte.

Imagem panormica de Marte capturada pela Curiosity. Foto: Nasa

Mais importante, o rover descobriu que a Gale Crater, cratera de 154 quilmetros de largura onde pousou, tinha abrigado um sistema de lagos e riachos no passado. Observaes adicionais sugeriram que esse ambiente foi habitvel por longos perodos, talvez centenas de milhes de anos de cada vez.

Duro na queda

Resistente, o Curiosity sobreviveu aos rigores do clima marciano e a vrias panes. Uma das mais recentes, em janeiro deste ano, o deixou “desorientado”. O veculo armazena na memria a posio de todas as partes do seu corpo, direo de seus instrumentos e detalhes da paisagem local. Esses dados ajudam o rover a saber exatamente onde est em Marte e como se mover com segurana. Sem isso, ele trava. O rob voltou a funcionar dois dias depois.

A vida til do Curiosity limitada apenas pela durabilidade de sua fonte de energia, um gerador termoeltrico chamado RTG, que funciona base de plutnio. Salvo por uma falha mecnica mais sria, o rover deve continuar explorando o planeta por ao menos mais seis anos, at 2026. Mal podemos esperar para saber o que mais ele poder descobrir.

Fonte: Space.com


Nasa Marte curiosity misso espacial Cincia&Espao explorao espacial corrida espacial

Fonte: PMDF

- PUBLICIDADE -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

Horta, pedagogia e consciência ambiental em um só projeto – Agência Brasília

O projeto de Hortas Pedagógicas com captação de água das chuvas foi implantado nas escolas Classe e Parque da 308 Sul, no Plano...

Rua 8 de Vicente Pires quase toda asfaltada – Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha foi conferir, de perto, a movimentação de máquinas e homens na manhã deste sábado (26), em Vicente Pires. O...
- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -