20 C
Distrito Federal
domingo, 27 setembro, 2020 - 06:25 AM
No menu items!
- PUBLICIDADE -

veja o mesmo pôr do Sol na Terra e em Marte

Mais Lidas

Ouvidoria recebe, GDF Presente atende – Agência Brasília

No Riacho Fundo II, foram recolhidas 251 toneladas de entulho das ruas, estradas e áreas públicas| Foto: DivulgaçãoO...

09 SETEMBRO

09 SETEMBRO Fonte: Agência Brasília

11/09/2020

11/09/2020 Fonte: Agência Brasília

O pr do Sol um dos momentos mais bonitos do dia. Pessoas em todo o mundo param suas atividades para registrar o cu alaranjado no fim da tarde – alguns at aplaudem. Mas voc j se perguntou como o pr do Sol em outro planeta? Neste domingo (2), a Nasa resolveu saciar nossa curiosidade e mostrou que o fenmeno em Marte bem diferente do que vemos na Terra.

A agncia espacial dos Estados Unidos divulgou duas fotos que mostram o pr do Sol em Marseille, na Frana, no dia 18 de maio de 2012, ao lado de outra imagem similar, mas registrada em Elysium Planitia, em Marte, no dia 15 de abril de 2015. A montagem das fotos foi chamada de “Dois Mundos, Um Sol”. Confira:

Pr do Sol em Marseille (esq.) e em Elysium Planitia (dir.). Imagem: Nasa

Observando as duas fotos lado a lado, observa-se a diferena no tamanho do Sol. De acordo com a Nasa, o Sol ligeiramente menor quando visto de Marte, j que o planeta vermelho est 50% mais distante da estrela do que a Terra. Outro fato que chama a ateno a diferena de cor: em vez do tpico alaranjado que vemos diariamente, o pr do Sol marciano visivelmente mais azulado.

“A razo para os tons azuis de Marte no totalmente compreendida, mas se pensa que esteja relacionada s propriedades de disperso da poeira marciana”, explicou a agncia. A fotografia marciana foi feita pelo rover Curiosity, de dentro da cratera Gale.

Ambas as imagens foram escaladas para terem a mesma largura angular, mas so um pouco antigas. Porm, segundo a Nasa, um novo rob foi enviado a Marte na semana passada, assim como um helicptero – a bordo da missoMars 2020. Portanto, possvel que novas imagens apaream daqui a alguns meses.

Curiosity completa oito anos em Marte

Nas ltimas semanas todas as atenes estiveram focadas no Perseverance, novo rover da Nasa que est a caminho de Marte. Mas seu irmo mais velho, o Curiosity, completou nesta quarta-feira (5) oito anos de explorao do planeta vermelho.

Sua misso originalmente estava programada para durar 1 ano marciano, poucou menos de dois anos terrestres, e sua longevidade superou as expectativas. Durante sua estadia o Curiosity perfurou 27 amostras de rochas, coletou seis amostras de solo e percorreu mais de 23 quilmetros, segundo a Nasa.

Via: Nasa

Fonte: PMDF

- PUBLICIDADE -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

Horta, pedagogia e consciência ambiental em um só projeto – Agência Brasília

O projeto de Hortas Pedagógicas com captação de água das chuvas foi implantado nas escolas Classe e Parque da 308 Sul, no Plano...

Rua 8 de Vicente Pires quase toda asfaltada – Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha foi conferir, de perto, a movimentação de máquinas e homens na manhã deste sábado (26), em Vicente Pires. O...
- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -