29.4 C
Distrito Federal
sexta-feira, 25 setembro, 2020 - 23:31 PM
No menu items!
- PUBLICIDADE -

Cientistas criam versão quântica de jogo chinês milenar Go

Mais Lidas

Ouvidoria recebe, GDF Presente atende – Agência Brasília

No Riacho Fundo II, foram recolhidas 251 toneladas de entulho das ruas, estradas e áreas públicas| Foto: DivulgaçãoO...

09 SETEMBRO

09 SETEMBRO Fonte: Agência Brasília

11/09/2020

11/09/2020 Fonte: Agência Brasília

Cientistas chineses decidiram repaginar o antigo jogo Go adicionando um pouco de fsica quntica a ele. Agora, em vez de pequenas pedras pretas e brancas como peas, o jogo conta com pares de ftons emaranhados. Apesar de ser apenas um experimento, a nova verso de Go pode marcar o incio de uma era de jogos qunticos.

O Go um jogo chins milenar baseado em estratgia. Ainda que possua regras simples, seu funcionamento bastante complexo, o que chamou a ateno de pesquisadores de inteligncia artificial. Resumidamente, dois jogadores posicionam alternadamente suas peas para preencher, de forma aleatria, as interseces vazias do tabuleiro e capturar as peas do adversrio, a fim de reivindicar territrio.

Esboo da mquina quntica Go, que adiciona novas camadas camadas de complexidade e aleatoriedade. Fonte:arXiv:2007.12186

Bom, ao menos isso o que acontece em uma partida tradicional de Go, visto que, na verso quntica, o uso de ftons introduz novas camadas de aleatoriedade, o que torna tudo ainda mais complexo.

Com os ftons, que so basicamente os quantuns da radiao eletromagntica, a simplicidade das pedras d lugar ao possvel emaranhado que pode se formar quando dois ftons se aproximam.

Sendo assim, quando um dos jogadores coloca dois ftons no tabuleiro, ambos permanecem emaranhados at que outro fton seja colocado ao lado deles para separ-los.

A regra que, enquanto houver o emaranhado de dois ftons de um mesmo jogador, o adversrio no poder captur-los. Portanto, um jogador no saber se um fton est emaranhado com outro at tentar a jogada, o que o obriga a adicionar cada vez mais peas ao tabuleiro.

Vale lembrar que estamos falando de uma escala minscula, invisvel ao olho humano e, consequentemente, ainda mais desafiadora.

Via: Futurism


Inteligncia Artificial computao quntica Fsica quntica

Fonte: PMDF

- PUBLICIDADE -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

Asamblea de la ONU, vaciada por la covid, se vuelve

En un año normal, el edificio de...

Famílias vulneráveis atendidas pela Caesb ganham cestas básicas e sabonetes – Agência Brasília

O Golfinho, projeto social da Caesb, existe há 18 anos e tem como principal objetivo a construção da cidadania de crianças e adolescentes...

5G pode interferir na previsão meteorológica do tempo

De acordo com um estudo da Universidade Rutgers, nos Estados Unidos, as redes 5G, que so a prxima gerao de conexo, podem levar a...

Minecraft foi usado para planejar espaços públicos em Gaza

No dia 31 de Dezembro de 2018, foi inaugurado em Gaza, cidade palestina localizada na Faixa de Gaza, o primeiro espao pblico cujo planejamento...
- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -