30 C
Distrito Federal
quarta-feira, 30 setembro, 2020 - 01:35 AM
No menu items!
- PUBLICIDADE -

Estudante de Oxford expõe falha de segurança em internet via satélite

Mais Lidas

Ouvidoria recebe, GDF Presente atende – Agência Brasília

No Riacho Fundo II, foram recolhidas 251 toneladas de entulho das ruas, estradas e áreas públicas| Foto: DivulgaçãoO...

09 SETEMBRO

09 SETEMBRO Fonte: Agência Brasília

11/09/2020

11/09/2020 Fonte: Agência Brasília

Servios de internet via satlite possuem um histrico de inconsistncias relacionadas segurana e privacidade dos usurios. Mesmo com o desenvolvimento de tecnologias destinadas soluo do problema, esse tipo de sinal continua sendo de fcil interceptao.

O problema foi demonstrado na prtica pelo estudante James Pavur, que faz doutorado no Departamento de Cincia da Computao da Universidade de Oxford. Ele tentou se infiltrar em transmisses de dados via satlite, e conseguiu.

Embora a motivao de Pavur tenha sido puramente cientfica, suas descobertas despertam preocupao. Ele divulgou sua pesquisa na conferncia de segurana online DEF CON, mas pessoas mal intencionadas poderiam fazer muito mais que isso com os dados obtidos.

Sem enfrentar dificuldades, Pavur teve acesso:

  • Aos e-mails enviados por um advogado na Espanha a seu cliente;
  • redefinio de senha da rede de um iate na Grcia;
  • Ao login do sistema de uma turbina elica na Frana,
  • s informaes recebidas pelo piloto de um avio de passageiros chins;
  • Ao nome e passaporte do engenheiro definido para consertar o defeito de um navio na Tunsia;

Essas informaes foram coletadas por meio da intercepo de 18 satlites cuja cobertura vai dos Estados Unidos China. Para isso, o estudante precisou apenas de um sintonizadorde placaPCIe / DVB-S (um equipamento que permite assistir televiso pelo computador) e de uma antena de TV.

Depois, o mtodo utilizado no foi nada complexo: Pavur simplesmente apontou a antena para os satlites e recebeu o sinal por meio do sintonizador. Fazendo isso, ele comprovou o quanto simples interceptar as informaes transmitidas por meio da internet via satlite.

James Pavur no encontrou dificuldades para acessar dados transmitidos via satlite. Imagem: Pexels

Pavur no foi o primeiro a levantar suspeitas sobre a vulnerabilidade desse tipo de servio. Em 2009 e 2010, respectivamente, os pesquisadores Adam Laurie e Leonardo Nve encontraram inconsistncias semelhantes. Em 2020, porm, este contratempo especialmente preocupante, uma vez que empresas como SpaceX e Amazon tm planos ambiciosos para a popularizao do servio de internet vinda do espao.

Durante sua apresentao na DEF CON, o estudante destacou que “ainda existem muitos servios de internet via satlite operando hoje que so vulnerveis a esse tipo de ataque, mesmo que as falhas de segurana sejam de conhecimento pblico h mais de uma dcada”.

A apresentao completa de James Pavur pode ser conferida no vdeo a seguir:

Via: Ars Technica


Internet Hackers Satlites transmisso de dados coleta de dados Cincia&Espao

Fonte: PMDF

- PUBLICIDADE -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

Viva Centro! vai garantir atendimento social à população vulnerável – Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal, mesmo permitindo o uso residencial nos prédios do Setor Comercial Sul (SCS), vai garantir o atendimento social da...

Netflix deve aumentar preço de assinaturas em breve, diz analista

A Netflix sempre teve como ponto forte o valor que seu servio - a maior plataforma de streaming do mundo - oferece aos usurios...

Galaxy Tab Active 3 é o novo tablet da Samsung para trabalho pesado

Depois de quase trs anos longe das prateleiras, aSamsung apresentou um novo membro da famlia Active. Vale lembrar que no fim de 2017, a...

Portal Goiás – Polo cafeeiro será instalado em Santa Rita do Araguaia

Famílias rurais em situação de vulnerabilidade social estão sendo atendidas pelo Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Assistência Técnica,...
- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -