18 C
Distrito Federal
quinta-feira, 1 outubro, 2020 - 12:02 PM
No menu items!
- PUBLICIDADE -

Satélites capturam devastação causada por explosão no Líbano; veja

Mais Lidas

Ouvidoria recebe, GDF Presente atende – Agência Brasília

No Riacho Fundo II, foram recolhidas 251 toneladas de entulho das ruas, estradas e áreas públicas| Foto: DivulgaçãoO...

09 SETEMBRO

09 SETEMBRO Fonte: Agência Brasília

11/09/2020

11/09/2020 Fonte: Agência Brasília

Nesta tera-feira (4), uma exploso de propores gigantescas abalou a cidade de Beirute, capital do Lbano, deixando centenas de mortos, milhares de feridos e destruindo tudo em seu caminho. Imagens de satlite mostraram o antes e depois da exploso, e as fotos so impressionantes.

Uma sonda SkySat, operada pela empresa Planet San Francisco, capturou imagens detalhadas do porto de Beirute antes e depois da exploso, que matou ao menos 157 pessoas e deixou cerca de cinco mil feridos.

A Planet San Francisco publicou nesta quarta-feira (5) em seu Twitter as fotos comparativas. Outra empresa de tecnologia espacial, a Maxar, com sede no Colorado, tambm compartilhou as imagens capturadas em seus satlites.

Pelas imagens possvel perceber inmeros edifcios destrudos pela onda de choque e um pedao semicircular da infraestrutura porturia que simplesmente desapareceu, quase como se um monstro marinho surgisse da gua e desse uma enorme mordida no porto.

A exploso aconteceu depois de um grande incndio atingir um galpo que armazenava 2.750 toneladas de nitrato de amnio – possivelmente de forma precria -, um composto comumente utilizado na fabricao de fertilizantes, segundo as autoridades libanesas. De acordo com a BBC, o nitrato de amnio estaria armazenado nesse mesmo local desde 2013, quando foi retirado de um navio apreendido.

As autoridades do Lbano seguem investigando as causas do trgico acidente, enquanto os profissionais de sade seguem buscando por vtimas nos escombros.

As fotos abaixo, divulgadas pela Maxar, mostram como os satlites particulares de observao da Terra podem monitorar os acontecimentos em solo com muita preciso.

Outros registros

A frota de satlites da Planet, que chega a centenas, j identificou rupturas na crosta causadas por terremotos, avistou as consequncias de um lanamento fracassado de um foguete iraniano e registrou os danos causados em instalaes militares iraquianas aps um ataque de msseis iranianos.

J os satlites WorldView da Maxar ajudaram a humanidade a avaliar os impactos da pandemia do novo coronavrus em escala global.

Via: Space

Fonte: PMDF

- PUBLICIDADE -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

Tech, Ciência e Espaço | As principais notícias para começar o dia

OOlhar Digitalpreparou um resumo dos principais assuntos em tecnologia, cincia e espao para voc comear o dia informado do...

Microsoft Outlook tem instabilidade e fica fora do ar nesta quinta

O Microsoft Outlook passa por instabilidade que afeta o acesso ao servio de e-mail no mundo todo. Usurios comearam a reportar problemas para utilizar...

Cortes no Goldman levam demissões em bancos a quase 70 mil

(Bloomberg) — Os cortes de empregos no setor bancário continuam com o...

Plano de mineração de Bolsonaro ameaça indígenas e

Mais espaço para o capital estrangeiro, flexibilização das leis ambientais, destruição do...
- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -