27.7 C
Distrito Federal
quinta-feira, 1 outubro, 2020 - 12:54 PM
No menu items!
- PUBLICIDADE -

Túneis de tubos de lava podem ser moradia de humanos em Marte

Mais Lidas

Ouvidoria recebe, GDF Presente atende – Agência Brasília

No Riacho Fundo II, foram recolhidas 251 toneladas de entulho das ruas, estradas e áreas públicas| Foto: DivulgaçãoO...

09 SETEMBRO

09 SETEMBRO Fonte: Agência Brasília

11/09/2020

11/09/2020 Fonte: Agência Brasília

A colonizao da Lua e Marte consiste em muito mais desafios do que apenas a viagem espacial em si. Quem for viver em qualquer um dos lugares, precisa de proteo contra radiao e meteoritos. Para tal, cientistas italianos esto considerando o interior dos tubos de lava para a habitao humana, em vez de construir bolhas de vidro.

Um novo estudo indica que h muito espao dentro de cavernas de lava lunar e marciana. Essas formaes so semelhantes a um lago congelado: elas ficam mais frias do lado externo e endurecem, enquanto no lado interno continuam lquidas com a lava fluindo, criando um tubo. A pesquisa foi publicada na revista Earth-Science Reviews.

“Os pesquisadores descobriram que os tubos marciano e lunar so respectivamente 100 e 1.000 vezes mais largos que os tubos de lava na Terra, que normalmente tm um dimetro de 10 a 30 metros”, declarou a Universidade de Bolonha, em comunicado, acrescentando que a gravidade mais baixa na Lua e Marte ajudou esses tubos a ficarem enormes.

Colnias em Marte precisaro de proteo contra radiao e meteoritos. Foto: Reproduo

Anlise cientfica

A equipe comparou dados sobre tubos de lava da Lua e de Marte com tubos similares (embora menores) na Terra. A anlise sugere que muitas das cavernas da Lua provavelmente tm interiores intactos e estveis que os tornam particularmente atraentes para futuras exploraes.

“Os tubos de lava podem fornecer escudos estveis contra a radiao csmica e solar e os impactos de micrometeoritos que ocorrem frequentemente nas superfcies dos corpos planetrios”, disse o principal autor do estudo, Francesco Sauro. “Alm disso, eles tm um grande potencial para proporcionar um ambiente em que as temperaturas no variam do dia para a noite”, completou.

A Nasa pretende visitar primeiro os tubos de lava lunares, antes de se dirigir Marte. Em 2019, a agncia espacial enviou um rob chamado Moon Diver para explorar os tubos de lava no Hava.

Via: Cnet


Marte Lua explorao espacial meteorito colonizao

Fonte: PMDF

- PUBLICIDADE -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

Microsoft resolverá problema de compatibilidade dos chips ARM com apps 64 bits

Nas prximas semanas, ao que parece, a Microsoftvai resolver uma lacuna significativa do Windowsem dispositivos ARM, que impede o sistema de executar cdigos de...

Elon Musk se recusa a tomar vacina contra a Covid-19; entenda

Elon Musk voltou a entrar em uma polmica relacionada pandemia da Covid-19. Desta vez, em entrevista ao New York Times, o empresrio disse...

MPF cobra medidas de compensação ambiental das

A instalação e operação das três usinas nucleares de Angra podem ser...

Soldado Vinícius, da ROTAM, vence a COVID-19 após 31 dias de internação

O Batalhão de ROTAMtem profunda gratidão aos servidores da saúde do Estado de Goiás do HCAMP – Hospital de Campanha – pela forma com...
- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -