23 C
Distrito Federal
terça-feira, 29 setembro, 2020 - 05:26 AM
No menu items!
- PUBLICIDADE -

Empresa descobre falhas em bloqueio inteligente de dispositivos de IoT

Mais Lidas

Ouvidoria recebe, GDF Presente atende – Agência Brasília

No Riacho Fundo II, foram recolhidas 251 toneladas de entulho das ruas, estradas e áreas públicas| Foto: DivulgaçãoO...

09 SETEMBRO

09 SETEMBRO Fonte: Agência Brasília

11/09/2020

11/09/2020 Fonte: Agência Brasília

A Tripwire, empresa especializada em segurana ciberntica, descobriufalhas em sistemas alterativos de segurana de produtos da chamada internet das coisas (IoT). As lacunas foram encontradas no aparelho complementar U-Tec UltraLoq, uma espcie de chave eletrnica que deveria funcionar como trava inteligente de portas e que oferece entrada sem chave por meio do cdigo e smartphone habilitado para Bluetooth.

Craig Young, responsvel pela descoberta,e outros estudiosos da rea revelaram a vulnerabilidade do sistema mostrando que ele pode ser invadido ou usado por hackers com apenas um endereo Mac.

A U-Tec UltraLoq (conectada na estrutura iCloud) e outros equipamentos da mesma natureza so normalmente usados para proteger residncias, ainda que o proprietrio esteja longe. O aparelho tambm oferece praticidade quando usado por indivduos que possuem casas em aplicativos de aluguel temporrio, pois o eletrnico possibilita a definio de uma chave digital, no sendo necessrio que o dono encontre o contratante pessoalmente.

A descoberta da falha

Young descobriu o problema quando acessou a fechadura inteligente por meio de um protocolo de publicao/assinatura leve chamado MQTT. Resumidamente, este protocolo permite que “as coisas” troquem informaes, e ainda registra os usurios e suas atividades.

Ao acessar a chave desta forma, Young percebeu um fluxo de mensagens repetidas no processo de desbloqueio. Para comprovar a falha, o pesquisador ativou uma chave script Python, que reproduziu as mensagens para o destrave da porta bastando o endereo Mac. Segundo ele, tambm eram vazadas outras informaes pessoais trocadas pelos eletrnicos, sendo o suficiente para o roubo de chaves e m uso por parte de hackers.

Fechadura eletrnica foi usada como exemplo de como estes sistemas podem ser invadidos facilmente. Foto:Unsplash/Reproduo

Cabe frisar que o problema com a U-Tec UltraLoq foi informado criadora do aparelho, que resolveu a falha, mas o achado abriu uma srie de discusses que colocam em dvida a efetiva segurana oferecida no s pelas fechaduras digitais, mas tambm por outros equipamentos que interagem via Wif-Fi, funcionando at como assistentes virtuais.

Por fim, Young afirmou que o problema a falta de superviso de segurana, bem como os poucos requisitos para tornar este produtos totalmente confiveis.

Fonte: ZDNet


Hackers falha de segurana falha de privacidade assistente virtual falha fechadura inteligente segurana da informao

Fonte: PMDF

- PUBLICIDADE -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

Paciente vence a Covid-19 e comemora nascimento da filha no Hran

Daniela está internada há quase dois meses e aguarda ansiosamente o retorno para casa   JOSIANE CANTERLE   Vitória é o segundo nome...

Cirurgias eletivas seguem suspensas – Agência Brasília

A Secretaria de Saúde prorrogou a suspensão das cirurgias eletivas por mais uma semana, desta vez até o dia 5 de outubro. O...

Chapa apoiada por Correa pode ser impugnada no

Diversos setores sociais no Equador pediram à comunidade internacional que monitore o...

OMS vai disponibilizar testes de covid para países pobres

A Organização Mundial da Saúde (OMS) pretende enviar 120 milhões de testes rápidos da...
- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -