19.7 C
Distrito Federal
quinta-feira, 24 setembro, 2020 - 14:23 PM
No menu items!
- PUBLICIDADE -

Primeiro-ministro do Líbano renuncia diante de

Mais Lidas

Ouvidoria recebe, GDF Presente atende – Agência Brasília

No Riacho Fundo II, foram recolhidas 251 toneladas de entulho das ruas, estradas e áreas públicas| Foto: DivulgaçãoO...

Após esgotar pré-venda, Microsoft garante estoque do Xbox no lançamento

As pr-vendas dos novos Xbox, iniciadas na tera-feira (22), ocorreram como a Microsoft esperava: unidades esgotadas em menos de...

O primeiro-ministro do Líbano, Hassan Diab, renunciou, no início da tarde desta segunda-feira (10). Desde a explosão de supostamente 2.750 toneladas de nitrato de amônio, em um armazém do porto estatal, em Beirute, no Líbano, a instabilidade política e econômica no país foi descortinada com as manifestações que se ampliam pelo país. Os protestos também já levaram à renúncia da então ministra da Informação do Líbano, Manal Abdel Samad, e do ministro do Meio Ambiente, Damianos Kattar, neste domingo (9). 

Forte explosão mata dezenas em Beirute, no Líbano; veja imagens

 

Ao anunciar a sua renúncia, Manal Abdel Samad afirmou que sua decisão foi uma resposta “ao desejo público de mudança” e “em respeito aos mártires” do Líbano. Segundo canais de TV do país, um incêndio começou perto do Parlamento, enquanto manifestantes tentaram invadir o espaço, sem sucesso, neste fim de semana. Conseguiram, entretanto, entrar nos prédios do Ministério do Trabalho e do Ministério para Assuntos de Refugiados. O cenário é de conflito aberto entre as forças estatais e os manifestantes, entre tiros de bala de borracha, bombas de gás lacrimogêneo, pedras e paus.

Os libaneses associam a tragédia do dia 4 de agosto à ineficiência das autoridades e à corrupção no governo de Michel Aoun, na Presidência desde outubro de 2016. Segundo a emissora de TV Al Jazeera, uma denúncia sobre o risco de armazenamento do material foi feita às autoridades libanesas, há pelo menos seis anos. Apesar dos alertas, o governo libanês não tomou nenhuma medida em relação à estocagem, cujo acidente deixou pelo menos 158 mortos e 6 mil feridos.

A explosão, nesse sentido, foi apenas a gota d’água. Os libaneses vêm se manifestando meses a fio contra o governo, o que já levou à renúncia, em outubro de 2019 do ex-primeiro-ministro Saad El-Din Rafik, que tentou a tributar ligações via WhatsApp e a utilização de redes sociais como Facebook e Instagram. 

Conforme dados do Fundo Monetário Internacional (FMI), o Produto Interno Bruto (PIB) libanês deve diminuir 12% em 2020, e a inflação deve chegar a 17%. A moeda libanesa, a lira, está desvalorizada em 80%. Segundo dados do início do ano do Banco Mundial, 50% da população do Líbano ficará tecnicamente abaixo do nível da pobreza até o fim do ano. Falta também eletricidade no país, que só chega para a população por duas ou três horas por dia.

Somado a esse cenário, bem como o aumento da população pobre em decorrência da migração de refugiados sírios e falha dos sistemas de saúde e educação, um movimento popular passou a pedir a renúncia de todos os políticos e novas eleições. Nas ruas, os manifestantes usam a palavra de ordem “kulon yaeni kulon” que, em árabe, significa “todos quer dizer todos”. 

Edição: Rodrigo Durão Coelho

Fonte: Agência Brasil

- PUBLICIDADE -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

Bolsonaro culpa a indígenas, prensa y ONG por incendios y

El presidente Jair Bolsonaro (sin partido) culpó...

Confira os lançamentos de outubro na Netflix

A Netflix est sempre renovando o seu catlogo filmes, sries e outros contedos em vdeo de diferentes gneros para agradar seus assinantes. Assim, ...

Entenda como o Xbox Series S rodará os jogos de gerações anteriores

Embora a Microsofttenha revelado diversas informaes sobre a retrocompatibilidade do Xbox Series X com os consoles anteriores. Porm, com a variante menos potente da...

Robô vence atletas de curling usando novo método de deep learning

Um rob carinhosamente apelidado de “Curly” venceu trs de quatro partidas disputadas contra atletas de nvel mundial do curling - esporte bastante presente nos...
- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -