21 C
Distrito Federal
segunda-feira, 28 setembro, 2020 - 02:55 AM
No menu items!
- PUBLICIDADE -

Veja como observar a chuva de meteoros Perseidas nesta semana

Mais Lidas

Ouvidoria recebe, GDF Presente atende – Agência Brasília

No Riacho Fundo II, foram recolhidas 251 toneladas de entulho das ruas, estradas e áreas públicas| Foto: DivulgaçãoO...

09 SETEMBRO

09 SETEMBRO Fonte: Agência Brasília

11/09/2020

11/09/2020 Fonte: Agência Brasília

Acontece nesta semana, nos dias 11 e 12 de agosto, o pice da chuva de meteoros Perseidas. O fenmeno, que se repete anualmente, ocorre quando nosso planeta atravessa restos do cometa Swift-Tuttle, e tem esse nome porque os meteoros, que podem chegar a quase uma centena por hora, parecem surgir na constelao Perseus.

um espetculo fcil de observar, que pode ser visto a olho nu. Tudo o que voc precisa estar em um local com cu limpo e, preferencialmente, escuro. Quanto menos luz artificial ao seu redor, mais fcil ser ver os meteoros.

Do Brasil a chuva ser visvel aps as 2h30 de cada noite, quando seu ponto radiante (a constelao Perseus) se elevar acima do horizonte na direo leste. Ela permanecer ativa at o amanhecer, por volta das 6h, que quando o radiante atinge seu pice – ou seja, o ponto mais alto no cu.

Aplicativo SkySafari opo para localizar a constelao Perseus. Foto: SkySafari

Para localizar a constelao Perseus no cu, voc pode usar um app como o SkySafari (grtis para Android e iOS). Ele permite buscar por objetos (como planetas, estrelas, cometas, constelaes, satlites, etc) pelo nome e tem um modo que indica exatamente para onde apontar o smartphone para v-los.

Infelizmente, a Lua pode atrapalhar um pouco o espetculo. Embora em quarto minguante, durante o pico dos Perseidas ela ainda estar 50% iluminada, e seu brilho pode acabar ofuscando os meteoros menores. Em condies ideais um observador pode ver de 45 a 90 meteoros por hora durante a chuva dos Perseidas, mas segundo o site Space.com, neste ano “no chegaremos perto disso”. Ainda assim, pode ser um espetculo interessante para quem estiver disposto a sacrificar um pouco do sono.

Se o clima no colaborar nos dias 11 e 12 de agosto, no se preocupe: a chuva dos meteoros Perseidas ir ocorrer at o dia 24 de agosto, embora com intensidade menor a cada noite.


Astronomia espao meteoro Cincia&Espao

Fonte: PMDF

- PUBLICIDADE -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

GDF investe em tecnologia e técnica sustentável – Agência Brasília

Equipamentos de última geração estão sendo utilizados na obra, um marco na história do GDF | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência BrasíliaQuem passa pela...

Homem é preso por violência doméstica e tráfico de drogas na Estrutural

Um homem de 28 anos foi preso por tráfico de substância entorpecente e violência doméstica, por volta das 18h deste domingo (27), no Setor...

Atlético-GO e Botafogo empatam em 1 a 1 no estádio Olímpico

Empate que não foi bom para ninguém. Atlético-GO e Botafogo ficaram no 1 a 1, no Estádio Olímpico, em Goiânia (G), em um jogo...
- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -