24 C
Distrito Federal
sábado, 26 setembro, 2020 - 04:25 AM
No menu items!
- PUBLICIDADE -

Brilho estranho indica que planeta anão Ceres possui oceano subterrâneo

Mais Lidas

Ouvidoria recebe, GDF Presente atende – Agência Brasília

No Riacho Fundo II, foram recolhidas 251 toneladas de entulho das ruas, estradas e áreas públicas| Foto: DivulgaçãoO...

09 SETEMBRO

09 SETEMBRO Fonte: Agência Brasília

Brasil abrigará o maior complexo de produção de vacinas da América Latina

O municpio de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, ser sede da maior fbrica de vacinas da Amrica Latina....

Alm dos nove planetas que todos conhecem, o sistema solar formado por outras estruturas, como o cinturo de asteroides entre Marte e Jpiter. Nele, est Ceres, um planeta ano que j foi considerado apenas um pedao grande de rocha. Porm, novas observaes apontam que, na verdade, ele possui um oceano subterrneo que pode cobri-lo por inteiro.

Em 2015, a sonda Dawn, enviada pela Nasa para estudar Ceres, registrou pontos anormalmente brilhantes chamados fculas na cratera Occator, formada por um impacto h 20 milhes de anos. Depois de algum tempo, os pesquisadores determinaram que esses brilhos eram criados por carbonado de sdio, uma espcie de sal. Na Terra, a substncia encontrada em fontes termais e em rachaduras nas profundezas do oceano.

Porm, a fonte de carbonato de sdio de Ceres ainda era um mistrio. Agora, uma srie de artigos publicados na Nature sugerem que a resposta pode ser uma salmoura profunda que foi exposta durante o impacto que formou a cratera. Os dados para chegar concluso foram registrados j na parte final da misso da Dawn, quando fotografou a regio com melhor resoluo.

Superfcie do planeta ano Ceres registrada pela sonda Dawn. Foto: Nasa

A sonda conseguiu registrar variaes de gravidade na cratera que, combinadas com modelagem trmica, sugerem um reservatrio profundo de salmoura escondido sob a crosta. O depsito de gua salgada pode ter jorrado aps o impacto, criando os depsitos de sal que so vistos atualmente.

“Alm disso, descobrimos que rachaduras tectnicas pr-existentes podem fornecer caminhos para salmouras profundas migrarem dentro da costa, estendendo as regies afetadas por impactos e criando heterogeneidade composicional”, acrescentaram os pesquisadores.

J outro estudo, que utilizou uma combinao de dados, apontou que a crosta de Ceres bastante porosa. Essa porosidade, porm, vai diminuindo com a profundidade, possivelmente medida que o sal se mistura com a rocha.

Mineral raro

Apesar de a cratera ter cerca de 20 milhes de anos, os depsitos de sal so muito mais “jovens”, com cerca de dois milhes de anos, indicando uma fonte profunda de salmoura. Isso apoiado pela surpreendente descoberta de hidrohalita, um mineral raro.

A forma hidratada de cloreto de sdio foi encontrada no topo de cpula da Cerealia Facula, o ponto mais brilhante da cratera Occator. A descoberta surpreendeu os pesquisadores porque o mineral se desidrata muito rapidamente, em dezenas de centenas de anos. Com isso, provvel que a salmoura estava jorrando h pouco tempo.

Porm, como h a presena de outros tipos de sais, pode ser que tenham origens diferentes. Primeiramente, o calor do impacto pode ter derretido um reservatrio de gelo, que fluiu para superfcie, depositando os sais na cratera. Depois, mais lentamente, uma salmoura mais profunda foi jorrando at chegar superfcie, criando essa segunda camada de sais.

ReproduPluto um dos outros mundos ocenicos no sistema solar. Foto: Reproduo

Portanto, fcil afirmar que Ceres muito mais complexo do que imaginado. Com a descoberta desse provvel oceano subterrneo, se junta a outros mundo, como as luas Europa, Ganimedes, Calisto, Enceladus, Tite Mimas, alm de Pluto como mundos ocenicos em potencial.

Porm, sua origem e formao ainda um mistrio e, um novo estudo a ser publicado pela Nasa em 2023 pode dar novas respostas. Dependendo delas, o planeta ano pode ser candidato a receber um veculo espacial para, quem sabe, buscar vida extraterrestre.

Via: Science Alert

Fonte: PMDF

- PUBLICIDADE -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

Portal Goiás – Banco de Alimentos garante comida nutritiva

Pratos coloridos e mais nutritivos nas refeições diárias. Muitas famílias em situação de vulnerabilidade social passaram a se alimentar melhor com a...

Profissionais do esporte pressionam por rápida sanção de PL

    O estudante Macielvis Sousa, morador de Fortaleza (CE) e atleta de taekwondo,...

Planetário pronto para abrir as portas – Agência Brasília

ET com máscara: boas vindas adequadas em tempos de pandemia | Foto: Paulo H. Carvalho / Agência BrasíliaMais um ponto turístico da capital...
- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -