19.7 C
Distrito Federal
quinta-feira, 24 setembro, 2020 - 14:16 PM
No menu items!
- PUBLICIDADE -

Cientistas criam o material mais fluorescente já feito na história

Mais Lidas

Ouvidoria recebe, GDF Presente atende – Agência Brasília

No Riacho Fundo II, foram recolhidas 251 toneladas de entulho das ruas, estradas e áreas públicas| Foto: DivulgaçãoO...

Após esgotar pré-venda, Microsoft garante estoque do Xbox no lançamento

As pr-vendas dos novos Xbox, iniciadas na tera-feira (22), ocorreram como a Microsoft esperava: unidades esgotadas em menos de...

Os experimentos cientficos no param de surpreender a humanidade. Desta vez,pesquisadoresconseguiram criar o material maisfluorescente da histria. O estudo foi divulgado na revista cientfica Cell Press.

Geralmente, os corantes fluorescentes so encontrados em estado lquido, mas se solidificam com o passar do tempo, perdendo a fluorescncia e a cor inicial. Ao invs de trabalharem diretamente nas molculas fluorescentes, os pesquisadores desenvolveram um material capaz de preservar as propriedades pticas fluorescentes.

“Esses materiais tm aplicaes potenciais em qualquer tecnologia que necessite de fluorescncia brilhante ou demande propriedades pticas de design, incluindo coleta de energia solar, bioimagem e lasers”, disse o qumico Amar Flood, da Universidade de Indiana.

Corantes fluorescentes podem interagir com objetos feitos em impressoras 3D. Foto: Divulgao/Amar Flood

Durante o desenvolvimento das pesquisas, o grande empecilho era combater o acoplamento de excitons (juno das molculas) nos mais de 100 mil corantes fluorescentes desenvolvidos at o momento.

Basicamente, os corantes fluorescentes no so previsveis quando manuseados e tendem a perder o brilho quando solidificados. Isso porque ao entrar em contato umas com as outras, as molculas reagem de forma espontnea e deixam de lado suas propriedades individuais.

Uso de cianostars

A sada era fazer com que as molculas permanecessem separadas e para isso, foram usadas cianostars — soluo incolor de molculas de macrociclo — junto dos corantes fluorescentes.

Os resultados foram surpreendentes. A equipe observou que a soluo criou redes de isolamento inico, separando as molculas umas das outras e preservando suas propriedades pticas.

content-1596731972-fluorescent-bright.jpg

Soluo com cianostars incolores criou isolamento de corantes fluorescentes e preservou o brilho das molculas. Foto: Divulgao/Amar Flood

A descoberta no s abriu um leque de combinaes com todos os corantes fluorescentes disponveis, como tambm possibilitou uma grande diversidade de formas para os corantes: cristais, p e at sendo incorporados em polmeros.

Com o primeiro passo dado, a expectativa agora de que novos experimentos sejam realizados para testar as limitaes do material. “Esses materiais so totalmente novos, ento no sabemos quais de suas propriedades inatas vo realmente oferecer funcionalidade superior”, concluiu Flood.

Via: Science Alert

Fonte: PMDF

- PUBLICIDADE -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

Entenda como o Xbox Series S rodará os jogos de gerações anteriores

Embora a Microsofttenha revelado diversas informaes sobre a retrocompatibilidade do Xbox Series X com os consoles anteriores. Porm, com...

Robô vence atletas de curling usando novo método de deep learning

Um rob carinhosamente apelidado de “Curly” venceu trs de quatro partidas disputadas contra atletas de nvel mundial do curling - esporte bastante presente nos...

Portal Goiás – Hugol é destaque em captação de órgãos

 O Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, realizou mais uma captação...

Portal Goiás – Projeto selecionado pelo Centelha detecta adulterantes do leite

Fonte de nutrientes essenciais como proteínas, lipídios e cálcio, o leite é um alimento amplamente consumido pelos goianos. É também uma importante...
- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -