32.1 C
Distrito Federal
quinta-feira, 1 outubro, 2020 - 17:23 PM
No menu items!
- PUBLICIDADE -

Dengue cresce mais de 130% na América Latina e Caribe

Mais Lidas

Ouvidoria recebe, GDF Presente atende – Agência Brasília

No Riacho Fundo II, foram recolhidas 251 toneladas de entulho das ruas, estradas e áreas públicas| Foto: DivulgaçãoO...

09 SETEMBRO

09 SETEMBRO Fonte: Agência Brasília

11/09/2020

11/09/2020 Fonte: Agência Brasília

Os casos de dengue na América Latina aumentaram 139% nos últimos meses, de acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). A alta coincide com o período de chegada do coronavírus à região. A Opas vem observando ainda crescimento de outras doenças como tuberculose, hepatite e HIV.

:: Junto ao coronavírus, dengue avança no Brasil ::

De acordo com a diretora da organização, Carissa F. Etienne, o cenário tem como causa os impactos da covid-19 nos sistemas de saúde dos países da região. Esgotados pelo avanço da pandemia, eles não têm condições de atendimento e serviços básicos acabam interrompidos. Ela aponta que mais de 80% das nações enfrentam desafios no combate à tuberculose, por exemplo. 

:: Relembre: Casos de dengue no Brasil em 2020 ultrapassam 500 mil em meio à pandemia de covid-19 ::

Ainda segundo Etienne, os números preocupam porque podem indicar regressão em políticas de combate que demoraram anos para serem consolidadas. “Os avanços que conseguimos nas últimas décadas poderão retroceder nos próximos meses.”, afirma.

Brasil já estava em alerta

Em maio, sete estados brasileiros e o Distrito Federal já registravam número de infectados pela dengue que caracterizava situação de epidemia. Na lista estavam também São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Acre. Em todos eles havia mais de 300 pessoas contaminadas a cada 100 mil habitantes.

:: Relembre: Casos de dengue aumentaram 599,5% no Brasil em relação a 2018 ::

Segundo dados do Ministério da Saúde, até 18 de julho foram notificados 905.912 casos prováveis de dengue no país. A maior incidência, a cada 100 mil habitantes, foi registrada na região Centro-Oeste, com 1.122,9 . Na sequência estão as regiões Sul (934,1 casos/100 mil habitantes), Sudeste (338,7 casos/100 mil habitantes), Nordeste (217,8 casos/100 mil habitantes) e Norte (104,8 casos/100 mil habitantes). 

Edição: Leandro Melito

Fonte: Agência Brasil

- PUBLICIDADE -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

China está construindo foguete para levar astronautas à Lua

A China revelou que est desenvolvendo um novo foguete que poder enviar astronautas em misses tripuladas Lua. O foguete foi apresentado durante a...

GPS auxilia no monitoramento de roçagem pelo DF – Agência Brasília

Raimundo Oliveira, chefe do Departamento de Parques e Jardins, explica que o novo sistema traz mais eficiência, transparência e controle | Foto: Joel...

Usuários gastaram 1 bilhão de horas em um mês em Call of Duty Mobile

Completando um ano de lanamento nesta quinta-feira (1), o jogo Call of Duty Mobile atingiu marcas significativas. Segundo o blog App Annie, conhecido por...
- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -