19.1 C
Distrito Federal
quinta-feira, 22 outubro, 2020 - 08:54 AM
No menu items!
- PUBLICIDADE -

Dia Mundial da Segurança do Paciente foca na segurança do trabalhador da saúde – Secretaria de Saúde do Distrito Federal

Mais Lidas

Hospitais do DF têm programação especial durante todo o mês de setembro

 

JOSIANE CANTERLE

 

A data 17 de setembro foi instituída pela Organização Mundial da Saúde como o Dia Mundial da Segurança do Paciente. Pouco se fala sobre o tema no dia a dia, embora as ações na promoção desse trabalho sejam diárias nas unidades de saúde. Para lembrar e fortalecer essas ações, os hospitais públicos do Distrito Federal estão promovendo diversas atividades sobre o tema durante todo o mês.

 

Casa de Parto de São Sebastião também fez atividades em alusão à data – Foto: Divulgação/SES-DF

Diferente dos anos anteriores, com o advento da pandemia a OMS definiu como tema “Segurança do trabalhador da saúde: uma prioridade para a segurança do paciente”. Com isso, o foco está em destacar a importância do cuidado com os profissionais da saúde, como, por exemplo, aqueles com a saúde mental desses trabalhadores.

 

“Aqui na SES trabalhamos fortemente com Núcleos de Segurança do paciente em todas as regiões. Mais do que nunca é hora de prestar um agradecimento à equipe que está na linha de frente”, informa Cláudia Rodrigues Mafra, da Câmara Técnica de Segurança do Paciente.

 

No Distrito Federal, todos os hospitais da rede pública de saúde possuem um Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente. A Secretaria de Saúde está ampliando para a Atenção Primária com o primeiro movimento de comunicação efetiva, focado na referenciação de pacientes que necessitam de transferência para outros serviços de saúde, como hospitais e Unidades de Pronto Atendimento.

 

Objetivos

 

Os objetivos da OMS, seguidos pelo DF, com o tema deste ano são: conciliar programas de segurança do trabalhador da saúde com os programas de segurança do paciente; implementar Programa Nacional de Saúde Ocupacional para os trabalhadores da saúde; proteger os trabalhadores da saúde da violência e da discriminação; melhorar o seu bem-estar mental e segurança psicológica; proteger os trabalhadores da saúde de riscos físicos e biológicos iminentes nos ambientes de trabalho.

 

Atividades

 

Dentro dessa temática os núcleos dos hospitais da rede pública do DF estão desenvolvendo atividades durante o mês de setembro. No Hospital Regional da Asa Norte, por exemplo, a programação conta com atividades como entrega de mensagens de agradecimento aos servidores, premiações, exposição de fotos, compartilhamento de histórias por meio de vídeos entre outras dinâmicas pensadas para envolver e valorizar os profissionais da saúde.

 

Foto: Divulgação/Agência Saúde DF

No início do mês, o Hran promoveu uma atividade em que, ao chegar ao hospital, os servidores foram homenageados ao passar pelo “Red Carpet”, com um painel para fotos ao final que anunciava “Você é nossa estrela”. O evento buscou destacar a importância do profissional frente às práticas diárias em saúde e a segurança do paciente.

 

Outra unidade que também está promovendo ações é o Hospital Regional de Brazlândia. Nessa unidade foram criados canais de comunicação para que os servidores possam comunicar as ocorrências e tirar dúvidas.

 

O Hospital Materno Infantil um workshop sobre autocuidado programado para o próximo dia 17, focado nos servidores.

 

As equipes do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente da Casa de Parto de São Sebastião, e do Hospital da Região Leste, comemoraram a data. Os profissionais fizeram um banner e também a entrega de garrafinhas com álcool em gel para os pacientes na Casa de parto.

 

Foto: Divulgação/SES-DF

Já no hospital, um mural com fotos do dia a dia dos profissionais na unidade celebra a data. Identificar corretamente o paciente, melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde, aprimorar a segurança na prescrição, uso e na administração de medicamentos são alguns dos objetivos e metas a serem atingidas.

 

HRL comemora o Dia da Segurança do Paciente – Foto: Divulgação/SES-DF

“Mais do que nunca é hora de prestar um agradecimento a equipe que está na linha de frente pois, afinal, profissionais de saúde seguros, pacientes seguros e sua segurança é uma prioridade para a segurança do paciente”, destaca Cláudia.

 

EDIÇÃO: JOHNNY BRAGA

REVISÃO: JULIANA SAMPAIO

Fonte: Agência Brasil

- PUBLICIDADE -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

No Ceará, campanha luta pelo fim dos despejos

De acordo com dados do monitoramento feito pela...

596 vagas nesta quinta (22) – Agência Brasília

São mais 31 vagas para técnicos e outras três para enfermeiros anunciadas para esta quinta | Foto: Breno Esaki / SESA área da...

Bolsonaro polemiza e atrasa debate sobre a imunização contra o

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), tirou a quarta-feira (21) para...
- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -