19.1 C
Distrito Federal
terça-feira, 20 outubro, 2020 - 08:22 AM
No menu items!
- PUBLICIDADE -

Mundo ultrapassa 30 milhões de infectados pela covid-19

Mais Lidas

O registro de pessoas que foram contaminadas pelo coronavírus no mundo todo superou a marca de 30 milhões nesta quinta-feira (17). O patamar é uma soma dos dados disponibilizados pela universidade estadunidense John Hopkins e os números mais recentes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Segundo o Conass, o Brasil registrou 36.303 novos casos nas 24 horas desde quarta-feira (16). O total de infectados no país é de 4.445.386.

Em todo o mundo, a covid-19 já causou a morte de mais de 940 mil pessoas. No Brasil o total de óbitos é de 134.935. Em um dia, o Conass confirmou 829 novos casos fatais. Os números mais recentes colocam o país em sétimo na lista das nações que mais registram óbitos a cada um milhão de habitantes. No continente americano, apenas Bolívia e Peru estão em situação mais crítica.

Ainda assim, é possível notar velocidade menor no ritmo de crescimento da pandemia no Brasil nas últimas semanas. Nesta quinta-feira (17), o Ministério da Saúde informou que a diminuição no registro de infectados no período que se encerrou no dia 12/09 foi de 30%. No entanto, o país está em patamares superiores a 200 mil casos a cada sete dias desde o mês de junho. 

MEC prepara protocolo de volta às aulas

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou que o governo deve divulgar um protocolo de segurança para a volta às aulas presenciais em breve. O assunto foi debatido em reunião virtual com a comissão do Congresso Nacional que trata do tema. O apanhado de medidas trará orientações para estados e municípios relativas a distanciamento dentro de salas de aula, lotação dos espaços e medidas de higiene.

:: Volta às aulas em meio à pandemia coloca esforço de isolamento a perder, diz estudo ::

Ribeiro disse ainda que se a decisão fosse do MEC, as atividades presenciais seriam retomadas “amanhã”, mas ponderou, “não temos legitimidade legal para determinar a volta. Podemos dar, sim, as opiniões e oferecer protocolos de biossegurança. Podemos dar todo o suporte, inclusive financeiro”.

O que é o novo coronavírus?

Trata-se de uma extensa família de vírus causadores de doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos os vários tipos de vírus podem provocar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a síndrome respiratório do Oriente Médio (MERS), a crises mais graves, como a Síndrome Respiratória Aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.

Como ajudar quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

 

 

 

Edição: Rodrigo Durão Coelho

Fonte: Agência Brasil

- PUBLICIDADE -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

Combater a fome e nutrir a resistência: movimentos doam

Das mãos calejadas de camponeses assentados e...

Policlínicas retomam consultas ginecológicas – Agência Brasília

As consultas ginecológicas e ações preventivas ao câncer de mama e do colo do útero foram retomadas, nesta segunda-feira (19), nas 15 policlínicas...

Para especialista, “a volta da fome está condenando o país e

Em 2018 o Brasil voltou ao Mapa da Fome, apenas 4 anos após ter...

Bolsonaro gov’t to auction off mineral exploration of the

Auctions that would allow for the exploration of the Amazon’s mineral resources...
- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -