19.4 C
Distrito Federal
quarta-feira, 21 outubro, 2020 - 07:46 AM
No menu items!
- PUBLICIDADE -

Portal Goiás – Escritora Lêda Selma é premiada com Troféu Jaburu 2020

Mais Lidas

A  mais alta comenda cultural de Goiás vai neste ano para a escritora Lêda Selma,  ex-presidente da Academia Goiana de Letras (AGL), que receberá o Troféu Jaburu. Depois do jejum de oito anos, a literatura volta a receber a homenagem, o último foi em 2012 e o vencedor foi o escritor Edival Lourenço.

A primeira agraciada com o Jaburu foi a escritora Cora Coralina, há 40 anos, escolhida pelo Conselho Estadual de Cultura que neste ano completa 53 anos. A cada ano, uma pessoa da área cultural é destacada para receber a honraria.

Outros nomes de destaque do universo cultural goiano também receberam o prêmio anteriormente, como Siron Franco, Goiandira do Couto, Leolídio Di Ramos Caiado, Maestro Joaquim Jayme, João Batista de Andrade, Juca de Lima, Miguel Jorge, Antônio Poteiro e Edival Lourenço, dentre outros.

Segundo Carlos Willian Leite, presidente do Conselho Estadual de Cultura, Lêda Selma recebe a honraria pelo  trabalho na literatura e atuação no meio cultural. “Sua notável atuação na literatura, tanto na poesia e na prosa, como em relevantes projetos literários, que obtiveram reconhecimento nacional, além de seu destacado trabalho como gestora cultural, evidenciado no senso inovador e criativo, muito têm contribuído para o enaltecimento das letras e da cultura de Goiás”, declara.

Para a escritora o Troféu Jaburu é a consolidação de uma carreira literária. “Para mim, é a convicção de que contribuí, com o que tinha de melhor, no âmbito literário, para a cultura do nosso Estado”, afirma Lêda Selma.

 

Fonte: Portal Goiás

- PUBLICIDADE -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

Especialistas apontam os impactos negativos dos produtos

Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada este...

Equipe feminina atende moradores da zona rural de São Sebastião – Agência Brasília

A equipe é formada por uma médica e uma enfermeira de Família e Comunidade, duas técnicas de enfermagem e três agentes comunitárias de...

Fórum de Mobilidade Humana debate políticas públicas para

Com o tema “Migração e Refúgio: desafios e experiências no acesso às...

PMDF apreende carregamento de medicamentos clandestinos no Varjão

A PMDF apreendeu um carregamento de medicamentos clandestinos, nesta noite de terça-feira(20), por volta das 18h45, na quadra 5, conjunto N, no Varjão. A equipe...
- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -