24.3 C
Distrito Federal
quinta-feira, 22 outubro, 2020 - 23:13 PM
No menu items!
- PUBLICIDADE -

Confira entrevista com candidatas do PT e do PCdoB a

Mais Lidas

No dia 21 de agosto, ainda no período de pré-campanha, o Brasil de Fato Paraná iniciou uma série de entrevistas com pré-candidatos a vereador no Paraná, no programa BdF Onze e Meia. De lá até agora, já foram 12 entrevistados, de Curitiba e do interior do estado, das cidades de Cascavel e Terra Roxa. Desse total, 10 foram mulheres, das mais variadas origens e atuações: passaram pelo programa mulheres negras, LGBT, servidoras públicas, militantes populares. 

:: Pandemia: máscaras e álcool em gel vão ser obrigatórios nas eleições municipais ::

Agora, com a formalização das candidaturas, o programa continua e irá abranger também candidaturas à prefeitura. O compromisso, sempre, é mostrar nomes do campo progressista e popular. O programa vai ao ar às sextas-feiras, às 11h30, na página de Facebook e no canal no Youtube do Brasil de Fato Paraná, no programa da última sexta (25) as entrevistadas foram Vanda de Assis, candidata pelo PT, e Elza Campos, do PCdoB, ambas candidatas em Curitiba.  

 Conheça as candidatas e o que falaram: 

 Vanda de Assis – PT 

Assistente social, secretária de formação do PT-Curitiba, integrante do Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo (Cefuria) e militante do movimento de Economia Solidária. Esta é a primeira vez que Vanda de Assis se candidata a vereadora. O motivo, segundo ela, é a necessidade de que as demandas populares tenham voz nos espaços de representação. 

:: A cada 15 candidaturas à prefeitura das capitais brasileiras, apenas 1 é mulher negra ::

“A população vem sendo usada, colocada em segundo, terceiro planos. Vivemos uma política que não escuta as pessoas. Nós estamos defendendo que a população precisa retomar esses espaços, para avançarmos para a democracia participativa”, diz. 

Para Vanda, sua candidatura surge também da necessidade de tornar a Câmara de Vereadores um local mais representativo para as mulheres. “Nós vemos uma sociedade toda construída por mulheres. Onde tem política com qualidade coletiva, tem ação de mulheres. Quem defende a transformação social, precisa reconhecer o papel das mulheres”, afirma Vanda. 

 Elza Campos – PCdoB 

Também assistente social, professora e mestre em Educação e Trabalho, Elza é membro da Secretaria Estadual de Mulheres do PCdoB/PR e dirigente da União Brasileira de Mulheres (UBM). Para ela, um dos papeis fundamentais de uma vereadora é ouvir a população e incentivar a participação popular na política. Sua candidatura tem a intenção de atender às demandas invisibilizadas.

:: Somente 33% dos candidatos a prefeitos das 26 capitais brasileiras são negros :: 

“Ocupar um espaço de representação é colocar voz coletiva nesse espaço político. Curitiba foi batizada como cidade modelo, mas carrega uma profunda segregação social, racial, desigualdades enormes. Queremos que os recursos possam ser distribuídos igualmente”, diz. 

Para Elza, a pandemia tem mostrado que a atual gestão de Curitiba reproduz o modelo Bolsonaro de governar, priorizando interesses econômicos. “Existe uma orientação simbólica do governo Bolsonaro, que é reproduzida nos governos estadual e municipal. Os interesses econômicos falam mais alto que a vida”, pontua. 

Fonte: BdF Paraná

Edição: Gabriel Carriconde e Lucas Weber

Fonte: Agência Brasil

- PUBLICIDADE -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

Mastercard testa cartão com leitor de impressão digital na Ásia

A Mastercard est testando na sia um carto de crdito biomtrico, que usa uma impresso digital para autorizar transaes...

‘Mortal Kombat 11’ terá atualização na nova geração; veja como fazer

A NetherRealm Studios, desenvolvedora da srie de games "Mortal Kombat", j confirmou que o mais novo jogo da saga, "Mortal Kombat 11", receber uma...

Como criar pastas e organizar arquivos no iPhone

O aplicativo Arquivos permite aos usurios do iOS a organizao personalizada de documentos, imagens, udios e demais arquivos em pastas. O app uma...

Portal Goiás – Diego Soares assume presidência da Goiás Parcerias

O administrador Diego de Oliveira Soares tomou posse como diretor-presidente da Companhia de Investimento e Parcerias do Estado de Goiás (Goiás Parcerias),...

Estado do Rio de Janeiro ultrapassa a marca das 20 mil mortes

O Rio de Janeiro chegou nesta quinta-feira (22) a mais de 20 mil...
- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -