19.4 C
Distrito Federal
terça-feira, 20 outubro, 2020 - 05:22 AM
No menu items!
- PUBLICIDADE -

Descobridores do vírus da hepatite C vencem o Nobel de Medicina

Mais Lidas

O Nobel de Medicina de 2020 ser entregue a dois cientistas americanos e um britnico em reconhecimento descoberta do vrus da hepatite C. O trio de laureados foi anunciado nesta segunda-feira (5) durante uma coletiva de imprensa em Estocolmo, Sucia.

Compartilham o prmio de US$ 1,1 milho (R$ 6,18 mi) os cientistas Harvey Alter, dos Institutos Nacionais de Sade dos EUA (NIH), Charles Rice, da Universidade Rockefeller, e Michael Houghton, da Universidade de Alberta.

Trs peas de um quebra-cabea

Embora no tenham trabalhado em conjunto, cada um dos trs pesquisadores contribuiu de alguma forma para a identificao do vrus entre as dcadas de 60 e 80. O passo inicial foi dado por Alter, que observou a existncia de uma doena heptica transmitida pelo sangue que no era hepatite A nem B.

Mais tarde, Houghton conseguiu isolar o agente causador da doena no sangue de um chimpanz infectado. Foi ento que o vrus passou a ser detectvel e recebeu o nome de hepatite C, o que possibilitou o desenvolvimento de testes e outras medidas para conter sua disseminao.

Por fim, Rice comprovou o vnculo entre o patgeno e os sintomas da doena ao identificar, no genoma do vrus, o mecanismo pelo qual ele consegue se replicar e, portanto, infectar as clulas humanas.

Esforos do trio de cientistas possibilitaram o desenvolvimento de testes para detectar a hepatite C.Imagem: Jarun Ontakrai/Shutterstock

As trs descobertas so complementares, e graas a elas que o vrus da hepatite C pode ser rastreado no sangue dos pacientes, evitando milhares de mortes anualmente.

De acordo com Nils-Goran Larsson, membro do Comit do prmio, as transfuses de sangue eram como uma “roleta-russa” antes dos esforos do trio de cientistas, j que no se conhecia o patgeno causador da hepatite “nem A nem B”. Hoje, milhes de pessoas podem receber transfuses previamente testadas e seguras, ele sublinha.

Erradicar a hepatite C uma das metas da Organizao Mundial da Sade (OMS) para a prxima dcada. O prmio, ento, chega em momento oportuno, j que pe o assunto em destaque. Estima-se que 400 mil pessoas morram pela doena anualmente, e que o nmero de infectados esteja em torno de 70 milhes.

Este ano, por conta da pandemia do novo coronavrus, a cerimnia de entrega das medalhas no ter o banquete tradicional, e ser televisionada em vez de presencial. Ainda esta semana, sero anunciados os vencedores dos prmios Nobel de Fsica, Qumica, Literatura, Paz e Economia.

Via: Reuters

Fonte: PMDF

- PUBLICIDADE -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

TCDF aprova contas do primeiro ano de gestão – Agência Brasília

Limites constitucionais da saúde e educação foram cumpridos com folga, apontam conselheiros | Foto: Lúcio Bernardo Jr. / Agência BrasíliaO Tribunal de Contas...

Festival “Curta o Gênero” debate as conexões entre arte,

Como forma de prevenção ao coronavírus, o 9º Festival Curta o Gênero, edição 2020/2021,...

HOMEM USAVA REDE SOCIAL PARA VENDER DROGAS EM SOBRADINHO

  Um homem de 26 anos foi preso por tráfico de drogas, na noite desta segunda-feira (19), na QR 4, conjunto D de Sobradinho. A...

Artigo | Acampamento Nova Esperança ocupa área abandona há

Vivem me pedindo dica do que ver na Netflix. Aqui, vai uma…Quem...
- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -