20.8 C
Distrito Federal
terça-feira, 20 outubro, 2020 - 14:25 PM
No menu items!
- PUBLICIDADE -

UBS 2 do Gama retoma serviços de prevenção ao câncer de mama e do colo do útero – Secretaria de Saúde do Distrito Federal

Mais Lidas

Expectativa é atender mais de 200 mulheres durante o mês

 

LEANDRO CIPRIANO

 

A Unidade Básica de Saúde 2 do Gama (UBS) retomou os atendimentos de prevenção ao câncer de mama e do colo do útero, suspensos desde o início da pandemia. O retorno dos serviços integra as atividades da campanha “Outubro Rosa”, com o objetivo de intensificar ações de combate ao câncer de mama.

 

As pacientes entre 50 a 69 anos que necessitam de exames de mamografia são encaminhadas pela equipe da UBS para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Já o exame preventivo é feito para o rastreamento do câncer do colo de útero, voltado às mulheres de 25 a 64 anos.

 

 

Para informar a população sobre a reabertura dos serviços na UBS 2 do Gama, agentes comunitários de saúde da unidade farão uma busca ativa nas residências de pacientes da região durante todo o mês.

 

“Iremos para o território fazer as orientações e na quinta-feira já estaremos marcando e fazendo os atendimentos. A recomendação é que elas procurem a equipe responsável na UBS para marcar a consulta e receber as orientações para os exames de mamografia”, afirmou o gerente de Serviços de Atenção Primária da UBS 2 do Gama, Paulo Henrique Dias.

 

A expectativa é atender, em outubro, aproximadamente 15 pacientes por dia, com o intuito de aumentar a cobertura de coleta de preventivos na Região de Saúde Sul, onde fica o Gama. “Os serviços serão prestados todos os dias de atendimento da unidade. Além disso, a expectativa é que seja encaminhado, só nesse mês, 150 mamografias”, destacou o gerente.

 

A previsão é que mais de 200 mulheres sejam atendidas durante o mês de outubro, todas elas previamente avisadas da ação.

 

Segurança

 

Para fazer os atendimentos, todas as medidas de segurança contra a Covid-19 estão sendo tomadas, conforme os protocolos vigentes. Para entrar na unidade é necessário o uso de máscaras e em toda paciente será feito uma triagem, com aferição de temperatura e pressão arterial.

 

Área de cobertura

 

As equipes de Estratégia de Saúde da Família da UBS 2 do Gama atendem os moradores das quadras ímpares do Setor Sul do Gama e das quadras 32, 34 e 36 do Setor Leste. A população estimada de abrangência é de 20 mil habitantes, que são atendidos por cinco equipes de Saúde da Família.

 

As consultas serão marcadas por horário para evitar aglomeração na UBS. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e nos sábados, das 7h às 12h.

 

Fila para mamografia zerada

 

A Secretaria de Saúde zerou a fila de espera para exames de mamografia no Distrito Federal. Antes da pandemia, a rede ofertava em torno de 3 mil vagas do exame por mês. Esse número, por causa da pandemia, caiu para pouco mais de 1 mil procedimentos mensais. Entre janeiro e junho deste ano, foram feitas 7.132 mamografias, uma média de 1,1 mil procedimentos por mês.

 

O exame é regulado pela Central de Regulação da Secretaria de Saúde. Com o pedido em mãos, as pacientes devem procurar a UBS mais próxima da residência, agendar consulta com a equipe de Saúde da Família para serem reguladas e terem o procedimento agendado.

Fonte: Agência Brasil

- PUBLICIDADE -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

ruas do mundo real são transformadas em labirintos

A Bandai NamcoEntertainment America Inc., anunciou recentemente o lanamento oficial de Pac-manGeo. No game, o jogador toma o controle...

Microsoft para a instalação automática do Office Web em PCs com o Edge

Aps muita indignao dos usurios, a Microsoft afirma ter cessado a prtica de instalar automaticamenteo Office Web em PCs com a verso mais recente...

Como baixar o pacote de figurinhas ‘Baby Shark’ no WhatsApp

Para deixar uma conversa mais animada e dar aquela descontrada no WhatsApp, os pacotes de figurinhas acabam se provando uma tima opo. Para mudar...

sintomas da doença podem persistir por meses, aponta estudo

Um estudo realizado na Universidade de Oxford concluiu que mais da metade dos pacientes com Covid-19 que receberam alta hospitalar continuaram com sintomas da...

Bolsonaro afirma que vacina contra Covid-19 não será obrigatória, crimes violentos aumentam 7% em 2020 e mais notícias – Agora Sei

Reading Time: < 1 minute Bolsonaro diz que vacinação contra Coronavírus não será obrigatória O presidente Jair Bolsonaro disse que a vacinação contra a Covid-19...
- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -