20.2 C
Distrito Federal
terça-feira, 20 outubro, 2020 - 03:09 AM
No menu items!
- PUBLICIDADE -

Policlínica do Riacho Fundo I está com posto de coleta de leite humano – Secretaria de Saúde do Distrito Federal

Mais Lidas

Gestantes e puérperas também têm disponíveis orientações e acompanhamentos para amamentação

 

JOSIANE CANTERLE

 

A policlínica do Riacho Fundo I está disponibilizando um novo serviço para as pacientes: o posto de coleta de leite humano e de orientação para gestantes e lactantes. Localizada próxima à entrada da cidade, a policlínica é um ponto estratégico para facilitar o acesso das mulheres ao serviço, diminuindo o deslocamento até outras regiões do Distrito Federal. As interessadas em buscar pelo atendimento encontrarão uma equipe multidisciplinar composta por enfermeira, nutricionista, pediatra e técnico de enfermagem.

 

Leite coletado é encaminhado para o Hmib para alimentar os bebês prematuros – Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

 

As pacientes que estão sendo atendidas no novo posto são de demanda espontânea, encaminhamentos das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e do Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib). Aquelas que desejam ser doadoras de leite humano podem fazer o cadastro no posto de coleta, com seu endereço para que o Corpo de Bombeiros vá à residência recolher os frascos cheios congelados. O leite coletado é encaminhado para o Hmib para alimentar os bebês prematuros internados nesse hospital.

 

A enfermeira Daniele Hormidas Gonçalves, que faz parte da equipe do novo posto, esclarece que antes da abertura do espaço na policlínica as mulheres precisavam ir até o Hmib para receber atendimento. “Muitas mulheres acabavam deixando de amamentar por causa da dificuldade do acesso. Pessoas que não tinham condições de pagar a passagem do ônibus e outras situações precárias”.

 

A profissional informa, ainda, que a unidade também é uma forma de desafogar o Banco de Leite do Hmib, que é referência distrital para este tipo de atendimento, além do atendimento prestado às pacientes internadas na unidade.

 

Das sete regiões de saúde do DF, a Centro-Sul, onde fica o Riacho Fundo I, era a única que não tinha disponível esse serviço. A Centro-Sul é composta também pelas regiões administrativas do Riacho Fundo II, Guará, Estrutural, Candangolândia, Núcleo Bandeirante e Parkway.

 

Bancos de leite precisam de doações

 

A coordenadora das Políticas de Aleitamento Materno, Mirian Santos, faz o apelo às mães do Distrito Federal que estão amamentando para fazerem doações aos bancos de leite humano espalhados pelo DF.

 

“No mês de agosto coletamos 1.494 litros, em setembro 1.580, quase o mesmo que em julho, quando chegou a 1.588. O ideal seria conseguir a quantidade que conseguimos em junho, quando chegou a 1.917 litros no DF. Precisamos que todas as mães amamentando doem para nós, para poder ajudar os bebês internados nas unidades neonatais”, explica Miriam Santos.

 

A coordenadora esclarece que o maior volume coletado no mês de junho foi motivado pelas campanhas veiculadas durante maio, referentes ao dia Nacional de Doação de Leite Humano, celebrado no dia 19 daquele mês.

 

Para doar leite, as interessadas devem ligar no telefone 160 – opção 4. Orientações e esclarecimentos sobre a amamentação e doação de leite materno estão sendo oferecidos por telefone, por mensagem de WhatsApp, e-mail e pelo site Amamenta Brasília.

 

 

Fonte: Agência Brasil

- PUBLICIDADE -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

Moradores de Vicente Pires terão coleta seletiva – Agência Brasília

A coleta seletiva já é feita em 27 regiões administrativas. A meta do SLU é prestar o serviço em todas as 33 regiões...

Como a direita boliviana reagirá à confirmação da

Luis Arce, do Movimento ao Socialismo (MAS), será o novo presidente da...

Custo de trocar uma tela quebrada no iPhone 12 se aproxima de US$ 300

Um dos pontos de destaque do evento da Apple na semana passada foi a tela do iPhone 12, utilizando uma tecnologia nova que promete...
- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -