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Semáforos conectados podem diminuir o consumo de combustível em 20%

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Um projeto que combina Inteligncia Artificial, sensores nas ruas e objetos conectados para otimizar o funcionamento de semforos de trnsito promete reduzir o consumo de combustvel dos carros em at 20%. A ideia recebeu US$ 1,89 milho em investimentos do Departamento de Energia dos EUA para criar um novo modelo de intersees de trfego que possa ser replicado em todo pas.

A pesquisa est sendo conduzida pela Universidade do Tennessee-Chattanooga (UTC), em parceria com a Universidade de Pittsburgh, o Georgia Institute of Technology, o Oak Ridge National Laboratory e a prefeitura de Chattanooga. A cidade j possui uma avenida inteligente administrada pelo Centro de Informtica Urbana e Progresso (CUIP) da UTC, que ser usado como base para os experimentos.

“Este projeto uma grande oportunidade”, afirma a diretora do CUIP, Mina Sartipi. “Este trabalho ir contribuir para o corpo existente da literatura e abrir caminho para pesquisas futuras. Nossa infraestrutura existente ser a pedra angular deste trabalho, pois nos d um precedente para a pesquisa aplicada com nuances do mundo real”.

O setor de transporte dos EUA foi responsvel por mais de 69% do consumo de combustvel e mais de 37% das emisses de CO2 do pas. Uma pesquisa feita em 2012 pelo Departamento de Trnsito revelou que semforos ineficientes contribuem para um atraso de trfego anual de 295 milhes de horas parra os veculos.

Projeto utilizar a avenida conectadaMLK Smart Corridor deChattanooga. Imagem: UTC/Divulgao

A ideia do projeto usar avanados recursos tecnolgicos para gerenciar e otimizar o fluxo de trfego urbano. Para os pesquisadores, sistemas de controle de trfego adaptveis utilizados atualmente para melhorar a mobilidade no foram projetados para lidar tambm com o consumo de combustvel e as emisses.

“Nossos veculos e telefones se combinaram para tornar a direo mais segura, enquanto sistemas inteligentes diminuram o congestionamento em algumas cidades. O prximo passo em sua evoluo a fuso desses sistemas por meio de IA”, afirma o diretor do Laboratrio de Sistemas de Transporte Inteligente de Pittsburgh, Aleksandar Stevanovic.

Essa integrao, de acordo com os pesquisadores, permitir melhorias adicionais na infraestrutura, incluindo a antecipao de percursos para veculos de emergncia, prioridade de sinal de trnsito e segurana de pedestres. “Este projeto sobre conectividade. Como podemos usar a infraestrutura e os veculos conectados para melhorar os sistemas de controle de trfego adaptativo”, completa Sartipi.

A avenida inteligente de Chattanooga, que possui dois quilmetros de comprimento, equipada com uma rede de sensores em combinao com a anlise de dados para fornecer um meio de monitorar e controlar os recursos e a infraestrutura em tempo real. Como base de testes, o corredor oferece suporte a uma ampla variedade de fontes de dados, recursos de computao e tecnologias de comunicao.

“Escolhemos uma rea muito movimentada e incorporamos diversos modais, como caminhada, bicicleta e transporte pblico. Uma de nossas rotas de nibus mais movimentadas passa por l e h estaes de carregamento de carros eltricos tambm. uma espcie de amostra de tudo o que est acontecendo na cidade”, conta Sartipi.

Via: The Next Web


Trnsito Inteligncia Artificial Mobilidade Carros conectados cidades inteligentes mobilidade urbana

Fonte: PMDF

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