19.1 C
Distrito Federal
quinta-feira, 22 outubro, 2020 - 09:18 AM
No menu items!
- PUBLICIDADE -

Eleições na Bolívia: porta-voz do MAS afirma que

Mais Lidas

Foi encerrada oficialmente a votação das eleições para a Presidência da Bolívia e dado o início às apurações do voto, às 19h, de Brasília, neste domingo (18). Segundo Freddy Bobaryn, porta-voz do Movimento ao Socialismo (MAS) em La Paz, capital da Bolívia, o saldo geral foi positivo, com algumas ocorrências ilegais isoladas. 

Um desses incidentes pontuais foi a presença de um apoiador de Carlos Mesa (Comunidade Cidadã), representante da direita tradicional, em um recinto eleitoral com votos marcados a favor de Mesa.

Ao Brasil de Fato, Bobaryn e Gladstone Leonel Jr., professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) e especialista no constitucionalismo bolivariano, deram um balanço sobre o pleito presidencial e falaram sobre o processo eleitoral um ano após o golpe de Estado que derrubou Evo Morales e levou à direita ao poder.

Para Leonel, “é uma grata surpresa” que não tenha ocorrido grandes problemas neste domingo. “Por outro lado, é importante lembrar que na última eleição, que não foi respeitado seu resultado, o maior problema se deu depois, na hora da contagem de votos. Houve um clima de instabilidade e de alegação de fraude, quando tempos depois se comprovou que não houve nenhuma fraude. Mas isso foi um subterfúgio para um golpe de Estado”, afirma Leonel. Para o especialista, é necessário aguardar os próximos dias para ver as reações políticas.

Todas as pesquisas apontam para a possibilidade de vitória de Luis Arce, do MAS, do qual faz parte Morales, em primeiro turno. Para isso, o candidato precisa fazer mais de 40% dos votos e abrir 10 pontos percentuais sobre o segundo colocado. Nas últimas três pesquisas, a diferença para ex-presidente Carlos Mesa está entre 7 e 10,5 pontos. Resultado será divulgado durante a semana. 

A apresentação é de Daniel Giovanaz. Confira:

Edição: Leandro Melito

Fonte: Agência Brasil

- PUBLICIDADE -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

Militia overtakes drug traffickers and controls more than half

The amount of territory controlled by the...

No Ceará, campanha luta pelo fim dos despejos

De acordo com dados do monitoramento feito pela Campanha Despejo Zero, entre março...

596 vagas nesta quinta (22) – Agência Brasília

São mais 31 vagas para técnicos e outras três para enfermeiros anunciadas para esta quinta | Foto: Breno Esaki / SESA área da...

Bolsonaro polemiza e atrasa debate sobre a imunização contra o

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), tirou a quarta-feira (21) para...
- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -