Teste de QI: descubra seu quociente de inteligência

0
9


Este é um teste de QI muito completo, que permite avaliar o funcionamento de várias áreas cerebrais através de um processo de pensamento complexo conhecido como “raciocínio abstrato”.

O teste pode ser feito por adultos e crianças com mais dos 12 anos, independente do país de origem, capacidade verbal ou grau de escolaridade.

Para realizar o teste de QI basta completar o padrão apresentado na parte superior, com a opção de resposta que parecer mais correta.

Teste de QI online

O teste possui 60 questões que devem ser respondidas em 40 minutos:

O que avalia este teste de QI?

Este teste de QI foi baseado no “Teste de matrizes progressivas” de Raven, criado em 1936, e que tem como objetivo avaliar o raciocínio abstrato, que é responsável pela capacidade de lógica e resolução de problemas, a partir de informação recebida através dos órgãos sensoriais.

Por ser um processo mental complexo, o raciocínio abstrato envolve a ativação de várias áreas cerebrais e, por esse motivo, o teste desenvolvido por Raven é considerado um dos mais completos testes de QI, podendo ser aplicado individualmente ou em grupo, para comparar a fluidez intelectual de um grupo de pessoas.

Para comparar o QI de várias pessoas dentro de um grupo é recomendado que todas realizem o mesmo teste, contendo exatamente as mesmas questões e respostas. Isso porque, diferentes testes de QI avaliam diferentes áreas do pensamento e, por isso, se forem usados testes diferentes, a comparação não será justa. Entenda melhor o que é o QI e para que serve.

Quem pode fazer o teste?

Este teste pode ser aplicado em qualquer pessoa com idade entre os 12 e os 65 anos, independente de sua cultura, país de origem, idioma, grau de escolaridade ou capacidade verbal.

Como funciona o teste?

O teste está dividido em 5 grupos, cada um contendo 12 padrões que devem ser completados da melhor forma possível. Em cada grupo, o grau de dificuldade vai aumentando progressivamente, desde a primeira questão até à 12ª, fazendo com que seja necessário um nível cognitivo cada vez maior para responder às questões de forma certa.

Após terminado o teste, as respostas fornecidas são comparadas com uma tabela desenvolvida por Raven e que permite chegar no QI aproximado de cada pessoa, de acordo com a sua idade.

O que pode influenciar o resultado?

A genética é o principal fator influenciador do resultado do teste de QI, pois determina a forma como o processamento da informação acontece no cérebro. Porém, existem outros fatores que podem influenciar o resultado e que não são avaliados no teste, como:

  • Vontade para realizar o teste;
  • Presença de alguma doença crônica ou outra preocupação;
  • Acesso a educação de qualidade;
  • Situação econômica;
  • Ocupação dos pais ou familiares.

Muitos outros fatores sociais, ambientais e econômicos parecem influenciar o resultado do QI, o que demonstra que o valor de QI não deve ser visto como uma medida completamente correta para avaliar o processo de pensamento ou a inteligência.



Source link

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here