Microdermoabrasão: o que é, para que serve e como é feita

0
129


A microdermoabrasão é um procedimento não cirúrgico de esfoliação que tem como objetivo promover o rejuvenescimento da pele a partir da remoção de células mortas, podendo ser indicada para tratar as rugas, estrias, cicatrizes de acne e clarear manchas na pele.

O procedimento deve ser realizado por um dermatologista ou fisioterapeuta dermatofuncional por meio do uso de um aparelho específicos ou através de cremes específicos.

Normalmente são necessárias de 5 a 12 sessões, dependendo do objetivo do tratamento, cada uma com duração média de 30 minutos, para que se tenha o resultado desejado.

Para que serve

A microdermoabrasão pode ser realizada para:

  • Suavizar as linhas e rugas finas;
  • Clarear manchas de pigmentação;
  • Eliminar pequenas estrias, especialmente as que ainda são vermelhas;
  • Eliminar cicatrizes de acne;
  • Diminuir outras imperfeições da pele.

Além disso, pode ser utilizada para tratar a rinofima, que é uma doença caracterizada pela presença de massas no nariz, que, quando em grande quantidade, pode causar obstrução nasal. Conheça mais sobre a rinofima.

Tipos de microdermoabrasão

A microdermoabrasão pode ser de dois tipos:

  • Peeling de cristal, em que é utilizado um pequeno aparelho de sucção que retira a camada mais superficial da pele e estimula a produção de colágeno;
  • Peeling de diamante, em que é feita uma esfoliação profunda da pele, sendo eficiente para remoção de manchas e combate às rugas.

Além disso, há também a microdermoabrasão caseira, sem a utilização de aparelhos, em que é utilizado creme esfoliante que deve ser aplicado na pele realizando movimentos circulares no local.

O tipo de microdermoabrasão a ser realizado deve ser indicado pelo dermatologista ou profissional capacitado da área de estética de acordo com o objetivo do tratamento e características da pele.

Como é feita

A microdermoabrasão deve ser realizada no consultório do dermatologista ou em clínica de estética especializada nesse procedimento e é feita utilizando um aparelho que pulveriza cristais de óxido de alumínio na pele, removendo sua camada mais superficial. Em seguida, é realizada aspiração à vácuo que retira todos os resíduos.

No caso da microdermoabrasão realizada com cremes, basta aplicar o produto na região desejada e friccioná-lo por alguns segundos, lavando a pele a seguir. Normalmente os cremes para dermoabrasão contêm cristais que estimulam a microcirculação da pele e removem as células mortas, proporcionando uma aparência mais saudável da pele.

A microdermoabrasão pode ser feita no rosto, peito, pescoço, braços ou mãos, mas este procedimento pode necessitar de várias sessões para ter um resultado satisfatório.

Cuidados após a microdermoabrasão

Após a microdermoabrasão é importante evitar a exposição solar e utilizar filtro solar. Além disso, não é recomendado passar nenhum produto ou creme no rosto que não seja recomendado pelo profissional, já que podem causar irritação na pele.

Após o procedimento é comum que haja dor leve, pequeno inchaço ou sangramento, além de aumento da sensibilidade. Caso os cuidados com a pele não sejam seguidos de acordo com a recomendação do dermatologista ou fisioterapeuta dermatofuncional, pode haver escurecimento ou clareamento da pele.



Source link

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here