Ação atende 20 pessoas em situação de rua no DF durante o fim de semana

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Os órgãos que integram o Plano de Ação para a Efetivação da Política Distrital para a População em Situação de Rua, coordenado pela Casa Civil, comandaram ações de acolhimento em áreas do Plano Piloto no fim de semana. Durante a operação, foram encontradas e atendidas 20 pessoas pelas equipes do Governo do Distrito Federal (GDF), que ofertaram serviços públicos nas áreas de saúde, qualificação e emprego, moradia e acolhimento.

Operações realizadas durante o final de semana, no Plano Piloto, atenderam 20 pessoas em situação de rua; serviços públicos e acesso a programas sociais do GDF foram oferecidos durante as abordagens | Foto: Matheus H. Souza/ Agência Brasília

No sábado (31), foram 12 pessoas atendidas em quatro pontos ao longo da via L4 Norte, sendo três nas proximidades da Vila Planalto e uma perto da Estação de Tratamento da Companhia Ambiental de Saneamento do Distrito Federal (Caesb). Nos locais, foram desconstituídas sete estruturas precárias e um caminhão de entulho foi removido com materiais inservíveis, encaminhados para a Unidade de Recebimento de Entulhos (URE) do Serviço de Limpeza Urbana (SLU)

Durante as abordagens, o GDF oferece diversos serviços públicos que incluem saúde, educação, assistência social, orientação sobre cuidados com animais domésticos e benefícios como deslocamento interestadual

Já no domingo (1), oito pessoas foram atendidas nos sete pontos. As equipes passaram pela 302 Sul, perto da chamada Rua das Farmácias, pela Quadra 2 do Setor Comercial Norte (SCN), pelos arredores do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) e do shopping Liberty Mall, pela N4 Leste e também pela 416 Norte, próximo ao Deck Norte. Nestes locais foram desconstituídas cinco estruturas precárias e removido um caminhão de entulho.

Além da Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística do Distrito Federal (DF Legal), participam das abordagens profissionais das secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes-DF); Saúde (SES-DF); Educação (SEEDF); Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF); Segurança Pública (SSP-DF); e Justiça e Cidadania (Sejus-DF), além do SLU, da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), da Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab), do Departamento de Trânsito (Detran), das polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros Militar e do Conselho Tutelar.

Auxílios e assistência social

Durante as abordagens, o GDF oferece diversos serviços públicos que incluem saúde, educação, assistência social, orientação sobre cuidados com animais domésticos e benefícios como deslocamento interestadual – além de um auxílio excepcional de R$ 600 para aqueles sem condições de pagar aluguel. Também são disponibilizadas vagas em abrigos e programas de qualificação profissional, como o RenovaDF e cadastro para unidades habitacionais.

As ações de acolhimento seguem as diretrizes do Plano de Ação para a Efetivação da Política Distrital para a População em Situação de Rua do DF. O Distrito Federal foi a primeira unidade da Federação a apresentar um plano de política pública após a suspensão, pelo Supremo Tribunal Federal, das ações de abordagem à população de rua no último ano. Os trabalhos de acolhimento começaram a ser implementados após uma fase de testes em maio, quando o GDF realizou visitas na Asa Sul e em Taguatinga, atendendo cerca de 50 pessoas com assistência social e oferta de serviços públicos.

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