Sedes inaugura espaço com salas de convivência e auditório para servidores
A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) inaugurou na última quinta-feira (5) um espaço de convivência destinado ao bem-estar e à qualidade de vida no trabalho para os servidores. O Sedes Colab é um ambiente planejado, localizado na edifício-sede da Sedes, na 515 Norte, para integrar servidores e colaboradores, com auditório amplo, salas de reunião, de amamentação, de relaxamento, de atividade física, de convivência, de integração, sala para atendimento em saúde, além de refeitório, local para brigada de incêndio, estações individuais de estudo e espaço colaborativo para servidores.
“Este novo espaço é inclusivo e acolhedor, pensado para todos os servidores. Seja para aqueles que vêm realizar capacitações, que antes exigiam deslocamentos para outras secretarias, seja para os que aqui trabalham diariamente. Esse ambiente será um ponto de apoio fundamental que está preparado para receber gestantes, servidores que moram nas proximidades e aqueles que precisam resolver questões funcionais. Foi um local criado para atender às diversas necessidades de todos que aqui trabalham e daqueles que nos visitam”, explica a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.
Para marcar a inauguração, durante todo o dia, foram realizadas oficinas, palestras, exposição de arte, e apresentações culturais, incluindo a participação da banda Vozes da Rua, formada por pessoas em situação de rua, conduzida pelo educador social da Sedes Luciano Paiva, do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) Taguatinga.
Quem esteve na Sedes para aproveitar o dia de festa aprovou o espaço. Foi o caso de Wanessa Rios, técnica administrativa do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Cecon) Sobradinho. “Eu gostei muito do novo espaço, porque o trabalho precisa ir além de você ficar só executando. É um espaço que você precisa interagir com outras pessoas, você precisa estar bem e é importante proporcionar isso até para nós podermos trabalhar melhor. É qualidade de vida para o servidor porque você trabalha sentada o dia todo e tem uma oportunidade de relaxar, descansar, até para continuar para os outros turnos de trabalho. Eu penso que isso realmente é um cuidado para o servidor”, avalia a servidora.
Para Wanessa, ter um auditório localizado na região central vai facilitar quando houver reuniões com servidores de outras unidades socioassistenciais. “E também é um ambiente mais central, que está mais novinho, que tem um ar-condicionado, cadeiras novas, um projetor. Você se sente bem aqui.”
Outro destaque foi a sala de amamentação. “Esse espaço traz segurança, um ambiente preparado, adaptado. Ou para essa mulher receber o filho para amamentar, ou para ela coletar o leite, armazenar e levar para casa ao final do dia”, explica a servidora da Sedes Elayne Rangel, que também é enfermeira e especialista em amamentação.
O Espaço Sedes Colab funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, exceto feriados e pontos facultativos. Algumas salas, como de massagem, de atendimento, de atividade física, de reunião e de integração, além do auditório e das cabines, requerem agendamento prévio para uso. O acesso ao refeitório é permitido para refeições durante a jornada de trabalho, com regras específicas para limpeza e conservação.
Manutenções
Além do Sedes Colab, as unidades da ponta estão, desde o ano passado, em manutenção para melhora da estrutura e renovação dos espaços. Entre centros de Referência de Assistência Social (Cras), de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), de Convivência (Cecons), de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centros Pop), restaurantes comunitários e demais aparelhos, são 94 espaços, dos quais 45 passam ou passaram recentemente por adequações. Só neste ano, foram investidos nos reparos R$ 8,7 milhões.
“Ao oferecer um ambiente funcional e confortável, reafirmamos nossa dedicação em proporcionar melhores condições de trabalho, o que, sem dúvida, refletirá na qualidade dos serviços prestados à população”, finaliza a secretária Ana Paula Marra.
*Com informações da Sedes-DF
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