Feira no Parque da Cidade alerta para os cuidados de prevenção do câncer em cães e gatos
O encerramento da feira Manias Festival, no Estacionamento 11 do Parque da Cidade, neste domingo (10), contou com a participação do especialista em comportamento animal Alexandre Rossi, popularmente conhecido como Dr. Pet. Apoiado pelo Governo do Distrito Federal (GDF), o evento trouxe uma série de atividades voltadas à conscientização e prevenção de câncer em cães e gatos e reforçou a importância da adoção responsável.
Rossi é referência nacional quando o assunto é bem-estar e educação de animais domésticos. A presença dos especialista atraiu muitos “pais de pets” curiosos para entender mais sobre os cuidados e a relação com seus companheiros de quatro patas. “É muito bom a gente procurar, através de datas e eventos, focar em algumas doenças que são importantes e que muitas vezes são negligenciadas”, enfatizou.
“Quando a gente reúne e fala sobre o assunto, a gente está cuidando da saúde da população de cães e gatos, mas também da população de humanos, pois para muitas dessas pessoas que vêm aqui os pets são os filhos delas. Estamos aqui para mostrar a esses tutores alguns sinais que o câncer dá e que podemos identificar no dia a dia para prevenir e até mesmo tratar nossos pets”, acrescentou Dr. Pet.
O Manias Festival teve início na sexta-feira (8) e recebeu investimento de quase R$ 400 mil da Secretaria de Turismo (Setur-DF). O evento reuniu 40 expositores, que apresentaram desde artesanatos dedicados aos animais, a café gourmets, produtos agrícolas e mais.
Também foram expostos produtos confeccionados por reeducandos da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do Distrito Federal (Funap), da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF). O catálogo inclui arranhadores, camas e laços para os bichinhos.
Adoção responsável
Presente no evento, o secretário de Proteção Animal do Distrito Federal, Ricardo Villafane Gomes, destacou a importância do festival para promover a adoção responsável de cães e gatos. “Hoje, nosso maior desafio é cuidar dos animais de rua e esse evento é uma forma de dar um lar para esses bichinhos, sempre de forma responsável”, ressaltou o titular da pasta.
Foi justamente a possibilidade de adotar um novo amigo que motivou o instrumentador cirúrgico Matheus Douglas Silva, 24 anos, a se dirigir até o Estacionamento 11 do Parque da Cidade. “Fiquei sabendo hoje de manhã sobre a feira de adoção. Eu estava querendo adotar um cachorro há um tempo, cheguei a ir em canis, mas sem sucesso. Estou muito feliz”, disse.
O engenheiro civil Iran Correia, 34, por sua vez, trouxe a pequena Beatriz, de apenas um ano, para ensinar desde cedo a importância do cuidado com os animais. “Vim passear com a família, como costumamos fazer aos domingos, e vimos a feira. Acho bacana dar a oportunidade das pessoas adotarem um pet e creio que em breve será a nossa vez”.
Post a Comment