PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Professor incentiva estudantes a aprender por meio do cinema

Mais Lidas

Governo unifica atendimento de saúde a vítimas de violência

Unificar as ações de prevenção e o atendimento às pessoas que sofrem qualquer tipo de violência no DF....

Oficina de primeiros socorros e workshop de bolos caseiros

Ministradas por Fernanda Pereira, formada em enfermagem e que atua há mais de 11 anos na área de...

O cinema inspira e pode incentivar a o aprendizado de forma lúdica. Nesse cenário, o professor do Centro Educacional 3 do Guará, Péterson Paim, criou o FESTQUIN 2021: Gravando a distância.

Esta será a primeira versão on-line do festival. Para expandir a participação, o evento será dividido em duas categorias: a primeira para estudantes do ensino fundamental e médio; e a segunda aberta ao público em geral.

Antes do festival, o professor vai ministrar oficinas de cinema. Os interessados em participar das atividades devem preencher um formulário até o dia 20 deste mês.

O conteúdo das oficinas promete auxiliar na construção filmes, sendo de grande valor para quem for inscrever um vídeo no FESTQUIN. As oficinas terão 4h de duração e serão divididas em: Direção & Roteiro; Direção de Fotografia; Direção de Arte; Edição & Efeitos Visuais; e Som & Mixagem.

“A produção audiovisual como linguagem pode ser trabalhada de maneira lúdica. No caso dos filmes, pode-se utilizar a transposição das ideias dos estudantes e estimular diferentes formas de interpretação e expressão”Péterson Paim, professor do Centro Educacional 3 do Guará

A produção final de cada oficina será um vídeo. Serão selecionados 20 trabalhos para transmissão no FESTQUIN, dia 28 de julho.

Cinema que educa

Todas as produções inscritas na categoria da educação básica devem apresentar uma abordagem científica, seja ela em química, física, biologia ou matemática. Segundo Péterson Paim, a intenção do trabalho é que o estudante consiga assimilar os conteúdos trabalhados em sala de aula sua realidade, construindo o próprio conhecimento.

“A importância desse projeto no contexto pedagógico é conseguir assimilar fatos cotidianos e transpor isso para o meio audiovisual. A produção audiovisual como linguagem pode ser trabalhada de maneira lúdica. No caso dos filmes, pode-se utilizar a transposição das ideias dos estudantes e estimular diferentes formas de interpretação e expressão”, pontua o professor.

Durante o festival on-line, ocorrerá também uma cerimônia de premiação inspirada na entrega do Oscar. Os vencedores de cada categoria receberão certificados. Os melhores vídeos vão ganhar um prêmio especial surpresa.

 

*Com informações da Secretaria de Educação

Fonte: Agência Brasília

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Últimas Notícias

Governo unifica atendimento de saúde a vítimas de violência

Unificar as ações de prevenção e o atendimento às pessoas que sofrem qualquer tipo de violência no DF....
PUBLICIDADE

Continue Lendo

PUBLICIDADE