PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Rotina dos bombeiros do DF pintada em aquarela

Mais Lidas

Portal Goiás – Entregues 400 novas viaturas e equipamentos à SSP

O governador Ronaldo Caiado fez a entrega de mais de 400 novas viaturas e equipamentos, nesta sexta-feira...

LEI MUNICIPAL Nº 1.477/2021

VER DOCUMENTO – LEI MUNICIPAL N 1.477-2021 DISPÕE SOBRE A REESTRUTURAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE ACOMPANHAMENTO E CONTROLE...
O acervo da exposição reúne 50 telas em aquarela e fica em exibição até o dia 16 de abril, das 9h às 18h, com entrada gratuita | Foto: Setur-DF

Uma profissão desafiadora que tem como essência prestar socorro ao próximo e salvar vidas. A rotina de um bombeiro militar é baseada em situações de tensão e risco, seja no salvamento em uma cachoeira, no controle de incêndios de grandes proporções ou até na missão honrosa de transportar leite materno e órgãos para doação.

Para contemplar este trabalho tão heroico, a mostra CBMDF: Ação e Arte, da artista plástica Luiza Aguirre, estará disponível a partir desta quinta-feira (1º), no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Casa de Chá, localizado na Praça dos Três Poderes. O acervo reúne 50 telas em aquarela e fica em exibição até o dia 16 de abril, das 9h às 18h, com entrada gratuita.

Todos os protocolos de segurança de prevenção à Covid-19, definidos em decreto pelo Governo do Distrito Federal, serão adotados nas visitações. Entre eles, o uso obrigatório de máscara facial e de álcool em gel, bem como o distanciamento com acesso limitado.

Projetada por Oscar Niemeyer, a Casa de Chá é de responsabilidade da Secretaria de Turismo do DF (Setur-DF) e abriga um dos seis Centros de Atendimento ao Turista (CATs) do DF. O espaço foi prontamente cedido pela pasta ao Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) para ser morada provisória da exposição.

A inspiração para a pinacoteca, promovida pelo CBMDF, surgiu em uma visita de crianças integrantes do projeto Bombeiro Mirim a uma exposição de quadros sobre incêndio florestal de grandes proporções ocorrido, em 2017, na Chapada dos Veadeiros. A ideia saiu do papel e hoje é vitrine da missão vivida pelo CBMDF| Foto: Setur-DF

A temporada da CBMDF: Ação e Arte integra programação especial para todo o mês de abril, organizada pela Setur-DF, aos 61 anos de Brasília e a todos moradores e visitantes da capital federal. “Nossa querida e amada aniversariante é símbolo maior de acolhimento e de capacidade de ressignificação, aspectos tão presentes na trajetória do CBMDF. Neste momento em que precisamos tanto de esperança, é uma honra para a Setur-DF acolher uma mostra que resgata momentos lindos e inspiradores de amor ao próximo e de cuidado com a vida”, ressalta a secretária Vanessa Mendonça.

A inspiração para a pinacoteca, promovida pelo CBMDF, surgiu em uma visita de crianças integrantes do projeto Bombeiro Mirim a uma exposição de quadros sobre incêndio florestal de grandes proporções ocorrido, em 2017, na Chapada dos Veadeiros. A ideia saiu do papel e hoje é vitrine da missão vivida pelo CBMDF.

“A exposição apresenta ao público aquarelas figurativas nas quais evidencia, com cores vibrantes, a luta diária dos bombeiros e bombeiras que atuam no CBMDF. Embora a rotina do bombeiro militar seja árdua e cansativa, a artista conseguiu representá-la com beleza e poesia”, evidencia o coronel Willian Augusto Ferreira Bomfim, comandante-geral do CBMDF.

As 50 obras, produzidas entre 2019 e 2020, foram cedidas pela artista Luiza Aguirre ao acervo da força de segurança. Médica de formação há 40 anos, a artista plástica resolveu retratar a realidade de bombeiros do DF por identificar, na vivência da corporação, características similares à da lida enfrentada em hospitais, de cuidado ao ser humano.

“Espero que o público sinta a coragem e a solidariedade existentes nas ações dos bombeiros militares. A aquarela, classicamente entendida como uma técnica que prima pela transparência, permite, pela sua versatilidade, que o artista imprima força e vida no seu trabalho”, revela Aguirre.

A curadoria é da Casa Thomas Jefferson, entidade sem fins lucrativos que estabeleceu parceria com o CBMDF desde a concepção do projeto. Na avaliação do produtor sociocultural da Casa e curador da mostra, Luiz Carlos Costa, as obras oferecem uma apreciação de caráter emocional e didático.

“Todas as nossas exposições têm objetivo de apresentar belas imagens, mas que também ofereçam algum conhecimento ao público. Na CBMDF: Ação e Arte estão retratadas ações vivenciadas diariamente por um bombeiro militar, de resgates mais dramáticos a cuidados do dia a dia. Um verdadeiro catálogo de tudo que o Corpo de Bombeiros faz e pelo que representa para a sociedade”, explica Costa.

Exposição: CBMDF: Ação e Arte
Quando: De 1º a 16 de abril, das 9h às 18h
Onde: Centro de Atendimento ao Turista Casa de Chá – Praça dos Três Poderes
Entrada gratuita

* Com informações da Setur

Fonte: Agência Brasília

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Últimas Notícias

Portal Goiás – Entregues 400 novas viaturas e equipamentos à SSP

O governador Ronaldo Caiado fez a entrega de mais de 400 novas viaturas e equipamentos, nesta sexta-feira...
PUBLICIDADE

Continue Lendo

PUBLICIDADE