Portal Goiás – Alunos do Ensino Médio participam de ações preparatórias ao Enem

0

Com a proximidade das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, agendadas  para os dias 17 e 24 de janeiro (exame impresso) e 31 de janeiro e 7 de fevereiro (exame digital), os estudantes de todo o Brasil entram na reta final de preparação.  

Para os alunos da rede pública estadual de ensino de Goiás, que desde o mês de março têm acesso às ações preparatórias por meio do programa Goiás Bem no Enem, essa etapa final deve carregar um sentimento de conclusão e de confiança de que poderão fazer boas provas. Foram nove meses de uma vasta programação com dicas de filmes e livros, listas de exercícios, maratonas de resolução de questões, videoaulas e aulas na TV.

Retrospectiva

No dia 7 de março, a TV Brasil Central transmitiu o primeiro “aulão” preparatório do Goiás Bem no Enem 2020. Transmitidos aos sábados, os aulões eram compostos por três aulas, de diferentes componentes curriculares, com duração de 10 minutos cada.

Neste primeiro momento, a intenção era promover a retomada de conteúdos do Ensino Fundamental e reforçar os conhecimentos adquiridos pelos estudantes ao longo de todo o Ensino Médio, incluindo ações presenciais nas escolas da rede estadual de Educação.

No entanto, com a suspensão das aulas presenciais e a adoção do regime especial de aulas não presenciais em razão da pandemia de Covid-19, o cronograma do programa precisou ser alterado. Para complementar a semana de estudos dos estudantes e fornecer suporte pedagógico aos professores de todo o Ensino Médio, foram incorporados materiais para a 1ª e a 2ª série.

Além disso, os alunos da 3ª série passaram a receber semanalmente videoaulas, blocos de listas de exercícios, lives e pílulas do conhecimento (vídeos curtos com dicas). Para facilitar o acesso, esses materiais foram disponibilizados via whatsapp, no portal NetEscola, no perfil do Goiás Bem no Enem no Instagram e no canal do programa no Youtube.

Para a estudante Cléo Silveira, do Colégio Estadual Vital de Oliveira, as ações auxiliaram na sua preparação e possibilitaram que ela revisse alguns dos conteúdos da 1ª e da 2ª série do Ensino Médio. “Eu pude fazer um ‘flashback’ do que aprendi no 1º e 2º ano e, lógico, esclarecer dúvidas e reforçar a matéria do 3º ano”, conta a aluna, que pretende concorrer a uma vaga nos cursos de Música, Artes Cênicas ou Design de Moda.

Goiás Bem no Enem nas férias

As ações preparatórias do Goiás Bem no Enem não pararam durante o mês de julho, período de férias na rede estadual de ensino. Ao longo de todo o mês, os estudantes puderam acompanhar, na TV Brasil Central, videoaulas produzidas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Superintendência de Ensino Médio, e transmitidas originalmente em 2019.

As aulas iam ao ar de segunda a sexta-feira, às 10 horas, e incluíam conteúdos das quatro áreas do conhecimento e a resolução de exercícios. A intenção era de que os estudantes pudessem, além de rever os conteúdos exigidos no exame, reforçar os aprendizados obtidos no primeiro semestre do ano letivo.

Aulões extras

Além da programação original, com vídeoaulas, dicas e listas de exercícios, a equipe da Superintendência de Ensino Médio programou, para as primeiras semanas do mês de dezembro, uma série de aulões diários que contemplam as quatro áreas do conhecimento.Desde o dia 1 de dezembro, foram realizados 10 aulões que incluíam aulas de história, matemática, redação, química, física, língua portuguesa e línguas estrangeiras (inglês e espanhol).

Transmitidos ao vivo pelo canal do Goiás Bem no Enem no Youtube, os aulões são ministrados por professores vinculados à Seduc ou professores parceiros, como é caso do professor Leandro Breseghelo. Responsável por dar aulas da disciplina de Biologia no Goiás Bem no Enem desde 2016, Breseghelo conta que um dos principais objetivos do programa tem sido, além de preparar pedagogicamente os estudantes, prepara-los emocionalmente. “É um trabalho desafiador! Temos o compromisso de transmitir otimismo, animação e muito conhecimento para que cada estudante não desanime e não perca o foco e nem a garra necessária para se dar bem no Enem’, relata.

De acordo o professor, nessa reta final de preparação, os estudantes devem se concentrar em rever os conteúdos e controlar o nervosismo. “Se dar bem no Enem requer conhecimento, que você já obteve em nossas aulas, mas também tranquilidade e calma. Por isso, tenha um horário de sono regular, beba muita água e respire profundamente toda vez que o nervosismo chegar”, reforça Breseghelo.

Essa lição, no entanto, parece já ter sido aprendida pela estudante Cléo Silveira, premiada por não perder nenhuma das aulas do Goiás Bem no Enem neste ano. Para ela, na contagem regressiva para o Enem 2020 restam três coisas a serem feitas: “estudo, dedicação e que tirem um tempo para si mesmos”.

Fonte: Seduc-GO

Fonte: Portal Goiás

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui