O Governo do Distrito Federal deu mais um passo para ampliar o acesso da população à saúde pública. Nesta quarta-feira (29), a governadora Celina Leão lançou a segunda etapa do programa Saúde Mais Perto do Cidadão, com início previsto para maio e investimento de R$ 58.206.856, viabilizado por emendas parlamentares.
A iniciativa reforça a estrutura de atendimentos especializados no Sistema Único de Saúde no DF, com foco na ampliação da oferta de consultas, exames e procedimentos. “Estamos trabalhando para ampliar o acesso e garantir que a população tenha respostas mais rápidas dentro da rede pública. Esse programa fortalece a capacidade de atendimento e aproxima o serviço de quem mais precisa”, afirmou a governadora.
A expectativa é atender 208.592 pacientes, com a realização de 786.589 atendimentos. O pacote contempla consultas especializadas, exames laboratoriais e de imagem, como ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética, além de teleconsultas, atendimentos odontológicos, atividades físicas orientadas e fornecimento de óculos.
Celina Leão destacou que o programa foi estruturado para assegurar continuidade no cuidado. “A proposta é garantir que o paciente tenha todo o acompanhamento necessário, desde a consulta inicial até o diagnóstico e o tratamento, de forma organizada e sem interrupções”, explicou.
A nova etapa reúne dez projetos voltados às especialidades com maior demanda. A ortopedia concentra 100.525 pacientes nos projetos Diagnóstico Ortopédico Ampliado e Ofertas de Cuidados Integrados (OCI). Na área de saúde visual, as iniciativas Visão Além do Alcance e Além do Olhar devem atender 69.940 pessoas.
Também estão previstos 35.544 atendimentos em cardiologia, incluindo avaliação de risco cirúrgico e diagnóstico de insuficiência cardíaca e síndrome coronariana crônica. O programa contempla, ainda, ações em otorrinolaringologia (11.590 atendimentos), saúde da mulher (3.218), odontologia (1.200), reabilitação locomotora (1.100) e urologia oncológica (1.015).
A governadora ressaltou que a iniciativa integra um conjunto mais amplo de ações voltadas ao fortalecimento da rede pública. “Nosso objetivo é ampliar cada vez mais a capacidade de atendimento, com apoio dos parlamentares e investimentos contínuos na saúde. Estamos avançando com planejamento e novas iniciativas para garantir mais serviços à população”, afirmou.
O secretário de Saúde do DF, Juracy Cavalcante, explicou que o programa foi estruturado para atuar de forma integrada entre os diferentes níveis de atenção. “Estamos organizando o sistema para que consultas, exames e procedimentos funcionem de forma articulada, garantindo mais eficiência e continuidade no atendimento”, disse.
Segundo ele, a estratégia inclui ações complementares já em andamento, como o encaminhamento de cirurgias de menor complexidade para a rede privada, permitindo que a estrutura pública se concentre em atendimentos mais especializados. “Com isso, conseguimos otimizar a rede e ampliar a capacidade de resposta em todas as etapas do cuidado”, completou.
Os recursos que viabilizam os projetos são, em grande parte, provenientes de emendas parlamentares da bancada federal do DF. Entre os nomes citados estão Alberto Fraga, Rafael Prudente, Bia Kicis e Júlio César Ribeiro, além da senadora Leila Barros e do senador Izalci Lucas, que também contribuem com recursos para a saúde do Distrito Federal.
Como parte do reforço na área, o governo autorizou, recentemente, a abertura de crédito suplementar de R$ 244.854.852 para o Fundo de Saúde do Distrito Federal. O valor é oriundo de superávit financeiro, conforme previsto na Lei nº 4.320/1964, e será utilizado para fortalecer o orçamento e garantir a execução das ações planejadas na saúde pública.