A Danone anunciou a retirada de novos lotes de fórmulas infantis comercializadas na Europa após a identificação de risco de contaminação por cereulida, uma toxina bacteriana associada a episódios de náusea e vômito. A medida envolve produtos vendidos principalmente na Áustria, Alemanha e França.
A substância foi detectada em ingredientes fornecidos por uma empresa chinesa e utilizados por diferentes fabricantes, entre eles Danone, Nestlé e Lactalis. A descoberta levou à retirada de produtos em vários países e aumentou a preocupação entre pais e autoridades sanitárias.
Recolhimento envolve diferentes marcas e países
Na França, a Danone informou que retirou alguns lotes das marcas Gallia e Bledina do mercado como precaução, após a adoção de limites mais rigorosos para a presença de cereulida pela autoridade europeia de segurança alimentar.
Já na Áustria e na Alemanha, o recolhimento inclui lotes das fórmulas Aptamil e Milumil, segundo informações da agência austríaca responsável pela segurança alimentar.
Além dos recolhimentos atuais, autoridades francesas investigam se existe relação entre a morte de dois bebês e o consumo de fórmula infantil da marca Guigoz, ligada ao grupo Nestlé. A apuração ainda está em andamento e os resultados devem ser divulgados nos próximos dias.