O intestino possui função fundamental para diversos processos do corpo humano. É o caso da digestão, da absorção de nutrientes, da regulação de processos imunológicos e da produção de neurotransmissores essenciais, como a serotonina.
Além disso, ele abriga uma comunidade microbiana que atua para manter o equilíbrio metabólico e imunológico. Assim, é possível influenciar a resposta inflamatória e a saúde sistêmica do organismo. Devido à suas múltiplas influências, o intestino é considerado complexo e pode impactar tanto na saúde física dos indivíduos, quanto no bem estar mental.
Relação da seratonina com o intestino
A serotonina é um neurotransmissor multifuncional, que atua no sistema nervoso central e no sistema digestivo. Ela é responsável por regular o humor, as emoções, o apetite, o sono, a cognição e a memória. Portanto, é importante para a manutenção do equilíbrio emocional.
De acordo com a nutróloga e gastroenterologista Jennifer Emerickcerca, 90% da serotonina corporal é sintetizada no intestino, evidenciando a importância do órgão na regulação de processos neuroquímicos. É por meio da relação intestino-cérebro que a serotonina influencia diretamente na saúde digestiva e emocional.
Leia a notícia completa no portal Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.